Um novo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) revelou um cenário preocupante: 45,01% da população adulta de Mato Grosso está inadimplente, o equivalente a 1,173 milhão de pessoas. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (03), mostram um aumento de 0,98% em relação ao mês anterior e sinalizam a persistência do endividamento no estado.
Apesar do crescimento mensal, o número de inadimplentes em Mato Grosso apresentou uma queda de 3,84% em comparação com novembro de 2023, contrariando a tendência nacional e regional.
Perfil do endividado
O perfil do consumidor inadimplente em Mato Grosso indica que a idade média é de 45,4 anos, com maior concentração na faixa etária entre 30 e 49 anos. Homens representam 53,58% dos endividados, e a dívida média por pessoa é de R$ 5.100,49, totalizando R$ 5,9 bilhões em dívidas no estado.
O setor financeiro é o principal credor, respondendo por quase metade das dívidas. Em seguida, aparecem o comércio e os serviços de água e luz.
Saídas para o endividamento
Diante desse cenário, o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, reforça a importância da negociação para os consumidores inadimplentes. Ele destaca que os comerciantes estão abertos a renegociar dívidas e que a CDL oferece ferramentas para auxiliar nessa busca, como o aplicativo “SPC Consumidor” e o portal www.meubolsofeliz.com.br.
Macagnam também defende a inclusão da educação financeira como disciplina obrigatória no ensino médio das escolas públicas, como forma de prevenir o endividamento e promover a saúde financeira da população.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
NORTÃO MT COM ASSESSORIA