Na manhã de hoje uma operação integrada com NIF e Polícia Militar conduziu Júnior Pé no Chão a delegacia de Polícia Civil, ele é suspeito de invadir um terreno da Prefeitura localizado no bairro Jardim Aurora.
Segundo o procurador do município Daniel Melo disse em entrevista coletiva “Se tratando de área verde, não pode ser feita nenhuma construção”.
A equipe de fiscalização ao chegar no local foi constatado desmatamento na área de preservação.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2
Júnior Pé no Chão foi encaminhado a delegacia em flagrante e mais outras pessoas conduzidas por está na área desmatando.
Daniel melo ainda apontou que em Sorriso não será permitido invasão de terras em área pública “aqui fica um recado em Sorriso não será permitido invasão de área pública, não vamos permitir. Temos um problema no Nova aliança e equipe está se deslocando se possível hoje, assim que chega a denúncia e encaminhado para retirar essas pessoas de área publica”.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, no local havia quatro pessoas que inclusive tinham cercado o espaço. Além de cercar, segundo o relato do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) os invasores também derrubaram algumas árvores e realizaram o corte da vegetação rasteira. Ao confirmar a invasão, Moura acionou a Polícia Militar que se dirigiu até o local e conduziu os quatro acusados à Delegacia de Polícia Militar para as providencias cabíveis. A cerca já foi retirada do espaço.
Moura lembra que esse é um crime ambiental – já que além de ser área pública, o espaço também é área de preservação ambiental permanente; previsto na Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e passível de prisão. O Município já registrou boletim de ocorrência do fato.
“Reiteramos mais uma vez que essa não é uma prática que será tolerada pelo Município. Ao perceber qualquer invasão a população pode nos acionar pelo número 153 ou ligar diretamente para a Polícia Militar no 190”, finaliza.
Outro lado
Questionado, Júnior Pé no Chão negou a invasão e disse que estava buscando negociar a área, sem ter conhecimento de que o local pertencia à Prefeitura. “Não procede essa denúncia de invasão. Sempre briguei pelo meio ambiente. É um terreno de um hectare, e o pessoal derrubou tudo no fundo. É uma área que estamos negociando através de engenheiro que está fazendo os laudos. Só limpamos e fechamos a frente, e íamos fechar o fundo, que foi derrubado e plantado. Vamos respeitar a notificação e recorrer aos meios legais”.
Ainda segundo Júnior Pé no Chão, será apresentada uma suposta matrícula da área. “Já fomos notificados de que não é para mexer em nada lá. Então, vamos respeitar. Temos duas liminares para serem cumpridas no Morada do Bosque e até agora não foi. Sempre respeitei a Justiça e falei do meio ambiente. Não estou invadindo nada de ninguém. A gente ia colocar placas para não jogar lixo. Eu jamais sabia que era da Prefeitura”, finalizou.
Em instante mais detalhes
(com informações Portal Sorriso)
Fonte: Nortão MT