22.8 C
Mato Grosso
sábado, 23, novembro, 2024

Tamanduá-bandeira é resgatado dentro de residência em Sorriso

Divulgação

O NIF recebeu um chamado via telefone do plantão que um tamanduá estaria em uma residência no bairro Novo Horizonte 3, a equipe do NIF deslocou até o bairro, chegando lá foi constatado e foi acionados os bombeiros para prestar apoio ao resgate do animal.

Em entrevista Reinaldo Nunes, Coordenador do NIF disse “pedimos apoio ao corpo de bombeiros e fizemos o resgate do animal, por se tratar de um animal bastante perigoso, nós sabemos que o tamanduá-bandeira tem força suficiente para ferir seriamente uma pessoa”, explicou.

Bombeiros e o NIF usaram uma técnica de resgate, montando uma armadilha para o animal, o animal foi solto cerca de 10km de Sorriso.

Divulgação

Sobre o tamanduá bandeira

Para comer até 30 mil formigas e cupins por dia, esse mamífero precisa de habitats variados para sobreviver. Saiba mais sobre essa espécie que já foi encontrada em todos os estados brasileiros e hoje está ameaçada de extinção.
Ele mede cerca de 2,20 metros, pesa até 45kg, tem uma cauda grande e com pelos grossos e compridos e um focinho longo. O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) usa suas garras dianteiras para escavar vários formigueiros e cupinzeiros ao longo do dia para capturar, com sua língua extensível, até 30 mil formigas e cupins.

Essa espécie é facilmente reconhecida por sua pelagem característica, que tem uma faixa diagonal preta com bordas brancas, que se estende do peito até a metade do dorso. As patas dianteiras, que têm três garras longas, são mais claras do que as traseiras, que têm cinco garras, mais curtas.

Como se alimenta de formigas e cupins, não possui dentes. Seu olfato é aguçado, já que é a principal ferramenta para localizar suas presas. Quando encontra um formigueiro, o tamanduá-bandeira fica apenas alguns minutos no local, e logo se dirige a outra fonte de comida.

Mamífero ameaçado

O tamanduá-bandeira está adaptado para viver em ambientes variados. Apesar de passar a maior parte do tempo no chão, ele tem habilidade para subir em árvores. Ele também pode caçar durante o dia ou a noite, dependendo da temperatura e da chuva.

A espécie é encontrada em campos limpos, cerrados e florestas. Apesar de ser mais comum em áreas de cerrado, usa ambientes de floresta para repouso e abrigo, durante as horas mais quentes do dia, e utiliza os campos limpos para se alimentar quando as temperaturas estão mais amenas.

NORTÃO MT

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias