A nova consulta ao Sistema de Valores a Receber do Banco Central já está no ar e os brasileiros podem saber se têm dinheiro esquecido em bancos ou não.
O Banco Central criou um calendário de liberação das transferências bancárias, que varia de acordo com o ano de nascimento do cidadão ou da criação da empresa. Apenas a partir da data definida será possível saber o valor exato que poderá ser resgatado. Para fazer a consulta, basta informar o CPF e a data de nascimento ou CNPJ e a data de abertura da empresa.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2
Para nascidos antes de 1968, as transferências poderão ser solicitadas entre os dias 7 e 11 de março. Já para nascidos após 1983, a liberação ocorrerá entre 21 e 25 de março. Há ainda um período de repescagem para quem perder a data definida.
Quando receber o agendamento, é necessário conferir se foi para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h. Se esquecer ou perder a data e o período agendados, basta fazer a consulta novamente para confirmar a informação. No caso de quem não voltar ao sistema no período definido, o calendário prevê uma data para repescagem.
VEJA O CALENDÁRIO DE LIBERAÇÕES DAS TRANSFERÊNCIAS (Nessas datas quem tem dinheiro a receber saberá quanto poderá sacar)
> Data de nascimento (pessoa física) ou de criação da empresa – Período de agendamento (consulta e resgate) – Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 – 7 a 11/3 – 12/mar
Entre 1968 e 1983 – 14 a 18/3 – 19/mar
Após 1983 – 21 a 25/3 – 26/mar
VEJA O PASSO A PASSO PARA RESGATAR O DINHEIRO
1) Consulte se possui valores a receber
– Informe seu CPF ou CNPJ;
– Se houver valores a receber, o sistema informará uma data para que retorne ao site e solicite o dinheiro disponível, a partir de 7 de março;
– Ainda não será possível saber o valor que poderá ser resgatado;
2) Se tiver dinheiro esquecido nos bancos, verifique seu cadastro Gov.br
– Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo app Gov.br (Google Play e App Store). Será exigido um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
Crie ou atualize seu login
– Clique em https://acesso.gov.br e insira seu CPF; também é possível realizar esse passo baixando o aplicativo do sistema gov.br em celulares com sistema operacional Android e iOS;
– Selecione as opções de Termo de Uso, Não sou robô e clique no botão Continuar;
Como aumentar o nível de segurança da conta
– Logue em sua conta no portal gov.br com seu CPF e senha cadastrada;
– No menu em lista, clique na opção “Privacidade” e, em seguida, em “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”;
– Na página de autorização de uso de dados pessoais, clique em “Autorizar”;
– Na página aberta, aparecerá o nível de segurança atual de sua conta. A maioria das contas são criadas com nível bronze;
– A página exibirá a lista de opções para “adquirir novas confiabilidades do gov.br”, ou seja, aumentar a segurança da sua conta. Algumas alternativas, como a validação facial pelo Denatran para obter nível prata, exigem que o usuário tenha cadastrado a biometria em outras bases de dados do governo;
– Quem possui conta em banco pode adquirir o nível prata por meio do cadastro validado via internet banking. Dessa forma, a plataforma do governo confirmará seus dados pelo login na instituição financeira. Nesse caso, após clicar em “Cadastro via Internet Banking do [nome do banco]”, siga os passos do seu banco para acessar sua conta;
Como atualizar o perfil Gov.br pelo internet banking
Também é possível acessar diretamente a conta gov.br através do login bancário, automaticamente garantindo a validação dos dados e obtenção do nível prata de segurança:
– Acesse https://acesso.gov.br e, em “Outras opções de identificação”, clique em “Seu banco”;
– No pop up de “Bancos credenciados”, selecione o seu banco;
Se o usuário for cliente do Bradesco, por exemplo, os passos seguintes para obtenção do nível prata através da conta bancária serão, segundo o banco:
– Clique em “Continuar” na página em que aparece a mensagem “O site Gov.br quer acessar algumas informações de seu perfil”;
– Em seguida, informe os dados da conta bancária, como agência e número;
– Acesse o aplicativo do Bradesco e selecione “Chave de Segurança”;
– Em seguida, selecione “Validação digital”;
– Escaneie o QR Code e digite o código de oito dígitos gerado no aplicativo;
– Digite a senha do internet banking;
– Na página de autorização, leia o termo de consentimento e clique em “Autorizar”;
– Aparecerá a mensagem “Autorização efetuada” e o usuário será direcionado para o site Gov.br;
3) Descubra quanto você tem para resgatar e peça a transferência do dinheiro na data agendada
– No dia definido pelo sistema do Banco Central, volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br;
– Será necessário logar no SVR com sua conta gov.br nível prata ou ouro;
– Acesse o sistema, descubra o valor disponível e solicite a transferência, informando uma chave Pix;
– Se solicitar o resgate sem informar uma chave Pix, o usuário deverá ser contatado pelo banco em que optou receber o dinheiro para informar os dados da transferência via TED ou DOC. Atenção: o banco não pedirá senhas;
– Se a data não for respeitada, será preciso voltar na data da repescagem definida pelo Banco Central;
4) Receba o dinheiro
– O dinheiro deve ser depositado via Pix, TED ou DOC pelo banco em até 12 dias úteis.
FONTE: TRIBUNA PR