O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, iniciou o expediente desta quinta-feira (17 de março) com uma reunião para definir o cronograma de execução do programa estadual MT Iluminado em Sorriso. Em análise junto aos secretários Ednilson Oliveira (Semcid), Hilton Polesello (Governo) e Milton Geller (Obras e Serviços Públicos) foi decidido que, assim que chegarem as primeiras luminárias via MT Iluminado, o bairro a ser contemplado neste lote inicial será o São Mateus.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2 | PLANTÃO NORTÃO MT
Deixar ruas, avenidas, praças e demais espaços públicos bem iluminados e gastando menos na conta de luz já está no planejamento de Sorriso há um bom tempo. Tanto que, em 2020, na Rua São Francisco, no bairro São Domingos, Sorriso deu o start no “Sorriso Iluminado”. Desde então, o trabalho de trocar as antiguinhas de vapor de sódio pelas modernas de LED vem sendo feito em vários pontos do Município, tanto na sede, quanto nos distritos. Das mais de 18 mil lâmpadas espalhadas em ruas, avenidas e áreas públicas de Sorriso, quase 5 mil já são com a tecnologia LED, que garante mais luminosidade, mais conforto visual, mais economia e muito, muito mais segurança.
“O MT Iluminado vai potencializar esta ação que o Município já estava desenvolvendo, permitindo que 100% de nosso parque de iluminação esteja com a tecnologia LED em um período mais curto e sem o ônus da compra das luminárias com recursos do Município, permitindo que esta verba que seria utilizada para esta finalidade possa ser alocada em outras áreas igualmente importantes”, destaca o prefeito.
“Vamos sinalizar ao Estado gradativamente o volume de lâmpadas necessárias para zerar o déficit de LED, mas inicialmente, devem ser solicitadas 6 mil luminárias para serem trocadas em três meses”, estima Ednilson, cuja pasta será responsável pela gestão do programa junto ao Estado.
“Assim que as luminárias chegarem, nossas equipes estarão a postos para iniciar a troca imediatamente”, destaca Geller, reforçando que, atualmente, o trabalho de instalação de LED está concentrado na Avenida Curitiba. Além da São Francisco, as luminárias de LED já fazem parte da realidade de ruas do Distrito de Primavera, e da região do centro antigo de Sorriso, como a Rua das Videiras, Floriano Peixoto, Mato Grosso e Lupicínio Rodrigues. No Município, algumas vias já contavam com a iluminação de LED, como o acesso ao Residencial Mário Raiter e o perímetro urbano da BR -163.
ASSESSORIA