O pescador Adriano Roberto jochims, de 49 anos, fisgou um pirarucu com mais 90 quilos no último domingo (3), no Rio Teles Pires, em Paranaíta A espécie é natural da bacia amazônica e começou a aparecer nos rios da região norte de Mato Grosso depois que uma barragem onde o peixe era criado em cativeiro se rompeu.
A pesca aconteceu nas proximidades da balsa do Cajueiro em Paranaita, “ Ele é maior que eu que tenho 1,79 de altura, deve ter 1,80 para mais” relata Adriano.
Invasores da região
A professora da Unemat, Solange Arrolho, falou a redação do site Nativa News sobre o pescado de pirarucu no Teles Pires, “ele não é uma espécie nativa, igual ao tambaqui. Porém os produtores de peixes estão criando e essas espécies acabam escapando para os rios, isso é um problema sério. Pois pode causar um desequilíbrio nas populações naturais de peixes”.
O pirarucu é considerado um dos maiores peixes de água doce e é muito cobiçado para a pesca esportiva, por seu grande porte e sua força tremenda. Os maiores exemplares podem chegar a 4 metros de comprimento e pesar até 250 quilos.
O pirarucu é um animal onívoro, pois se alimenta de seres animais e vegetais. Na alimentação do peixe, podemos encontrar frutas, vermes, insetos, moluscos, crustáceos, peixes, anfíbios, répteis e até mesmo aves aquáticas.
NATIVA NEWS