O atendimento da perícia no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi retomado nessa segunda-feira (23), em Mato Grosso. No entanto, na região norte do estado, quem precisa passar pelo procedimento irá esperar até 2023 por causa da longa fila represada.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2 | PLANTÃO NORTÃO MT
A greve foi encerrada após um acordo entre o Ministério do Trabalho, a Previdência Social e representantes da categoria.
Em toda a região norte, são apenas seis peritos que atendem em quatro municípios, sendo que três deles estão em Sinop.
Já em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Alta Floresta é apenas um perito em cada município, mas quem precisa de atendimento encontra vaga apenas para o ano que vem.
Os servidores pediam um reajuste de quase 20% no salário e a realização de concurso público.
De acordo com o governo federal, os médicos se comprometeram a repor os dias parados a fim de reduzir a longa fila de atendimentos que se formou durante esse período de greve.
O motorista Gelson Ribeiro, em Sinop, sofreu um acidente e teve o tornozelo fraturado. Ficou afastado do trabalho e aguarda uma perícia médica para conseguir o auxílio. Mas ele terá de esperar até o ano que vem para ver isso se concretizar.
“Agora, eu recebi o papel da minha perícia e será feita no dia 30 de janeiro do ano que vem. É complicado, porque a gente fica sem salário”, disse.
Já o caminhoneiro Marcos Antônio da Silva, de Nova Mutum, também teve a perícia marcada para 2023.
“Eu fiz uma cirurgia esse ano, de hérnia de disco, mas minha perícia ficou para o ano que vem. É um descaso que estão fazendo com nós, trabalhadores”, afirmou.
O fim da greve dos servidores do INSS foi anunciado na semana passada. Desde então, todos os atendimentos represados passaram a ser retomados aos poucos.
G1 MT