A Polícia Civil confirmou que nove criminosos alvos da Operação Impetus Centro foram presos na manhã desta quinta-feira (26). Entre os presos, estão três da mesma família: pai, mãe e filho. O ‘filho’ é considerado o “cabeça do tráfico” no centro de Cuiabá e estava com uma mulher, supostamente sua amante, quando foi preso em um motel na capital.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2 | PLANTÃO NORTÃO MT
Segundo a delegada Juliana Palhares, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a mulher encontrada com o traficante no motel não tem nenhuma ligação com a atividade criminosa. Com o acusado, foi apreendida uma motocicleta BMW de 800 cilindradas, avaliada em R$ 50 mil.
Também foi identificado que ele era monitorado por tornozeleira eletrônica. Os agentes levantaram que ele havia sido no ano passado por tráfico de drogas, foi liberado e mesmo assim continuou a praticar o crime.
A ação visa desarticular o tráfico de drogas e associação ao tráfico na região central de Cuiabá.
Em entrevista ao Repórter MT, a delegada explicou que não existe uma boca de fumo na região central da cidade, onde a droga e o dinheiro estariam concentrados. A operação é descentralizada em esquema operacionado pela família presa.
“Os traficantes recebem pequenas quantidades de entorpecentes dos distribuidores, às vezes cinco trouxinhas de droga, vendem e depois vão pegar mais e entregam o dinheiro. Se eles são abordados pela PM, alegam que é para uso pessoal, respondem por TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e são liberados”, afirmou a delegada.
Ainda segundo a delegada, essas pequenas prisões feitas pela PM levaram as equipes até os distribuidores. “Durante a investigação, conseguimos coletar muita informação e identificar as lideranças, as pessoas que têm facilidade no acesso às drogas”.
A investigadora ressaltou que, durante o cumprimento de mandados nesta quinta-feira, foram apreendidos celulares, notebooks e computadores, que serão analisados. Além disso, também foi apreendido R$ 6 mil em dinheiro. O objetivo agora descobrir quem fornecia a droga para o grupo.
Participam da Operação Impetus Centro, as equipes de policiais da DRE, Gerência de Operações Especiais (GOE), Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA), Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gerpol), Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer), Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e Canil SOE.
REPÓRTER MT