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segunda-feira, 25, novembro, 2024

Secretários solicitam rapidez na substituição de redutores de velocidade na BR-163

Concessionária Rota do Oeste iniciou a troca dos equipamentos para atender norma da ANTT

Preocupação com a segurança na BR-163. Diante do processo de substituição dos radares redutores de velocidade do perímetro urbano da BR-163 em Sorriso, os secretários municipais Milton Geller (Obras e Serviços Públicos |Semosp) e José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil | Semsep), solicitaram agilidade no processo de instalação de novos equipamentos pela concessionária Rota do Oeste.

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“Vamos reforçar à Rota do Oeste a necessidade de acelerar este processo de instalação dos novos equipamentos, muito necessários para garantir mais segurança neste trecho”, afirma Geller.

“Ao mesmo tempo, pedimos aos condutores que trafeguem dentro dos limites de velocidade e com especial atenção neste trecho, por se tratar de uma área que atravessa o perímetro urbano, com grande tráfego de veículos, ciclistas e pedestres”, destaca Moura.

Sobre a substituição dos equipamentos

Em nota, a concessionária afirmou que a troca dos equipamentos atende à Resolução 798/2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e que, ao todo, a Concessionária Rota do Oeste atua na substituição dos 49 equipamentos de fiscalização de velocidade no trecho sob concessão da BR-163/MT.

O prazo para conclusão do serviço, segundo acordado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), encerra em outubro de 2022. Nos segmentos onde as obras de duplicação e manutenção são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), a manutenção e substituição de radares fica a cargo deste órgão.

A Resolução 798 estabelece os requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, elétricos, reboques e semirreboques. Assim, para atender a legislação vigente a Rota do Oeste iniciou a troca dos radares antigos, após a elaboração de um estudo, que contou com a aprovação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ANTT.

Após a remoção do equipamento antigo e instalação do novo modelo que atende à Resolução, os aparelhos e todo o sistema de aferição de velocidade serão analisados e validados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Vale destacar que à Rota do Oeste cabe a remoção e instalação dos radares. Todos os dados captados pelos aparelhos são encaminhados para a PRF, que é o órgão com competência para tratar as informações e adotar as medidas cabíveis em caso de infrações cometidas.

ASSESSORIA COM NORTÃO MT

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