O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, recepcionou, na manhã desta segunda-feira (27 de junho), representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para seguir com o processo de negociações para a implantação de duas benfeitorias: a cobertura da 6.ª Delegacia da PRF, atravessando assim a pista da BR-163; e o hangar para abrigar o helicóptero da PRF, que deve chegar na próxima semana a Sorriso.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2 | PLANTÃO NORTÃO MT
O novo chefe da 6ª Delegacia, Felipe Dias Mesquita, que também já foi secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, estava acompanhado por outros dois representantes da PRF em Mato Grosso: a inspetora Iara Alves dos Santos e o inspetor Ailton Antônio da Silva. O andamento do processo para o início destas duas obras foi discutido junto aos secretários José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil), Vanderly Gnoato (adjunto de Desenvolvimento Econômico); e aos vereadores Celso Kozak e Zé da Pantanal; e ao presidente do Conselho de Segurança (Conseg), Gilvano de Ávila.
As duas obras devem ser executadas com a utilização de recursos próprios e agora cumprem o protocolo de passar pela Secretaria da Cidade (Semcid), para finalização e adequação dos projetos, cujos prospectos foram passados pela própria PRF, e aí então seguir para a Secretaria de Administração (Semad), para o processo licitatório.
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, afirmou que já há um aporte de R$ 800 mil para a cobertura, visto que as tratativas para o empreendimento já vem sendo feitas entre o Executivo Municipal e a PRF desde 2021. Para o hangar, ainda está sendo feita a estimativa de investimento.
“São obras importantes para reforçar a segurança pública em toda a região e, mais uma vez, nos colocamos à disposição para seguir auxiliando no que mais for necessário para este processo”, destacou o prefeito, compartilhando que na semana passada este foi um dos temas discutidos durante agenda em Cuiabá, na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Durante a reunião com os secretários-adjuntos de Segurança Pública Carlos Davim e coronel PM Juliano Chiroli, Ari e Moura pediram que o helicóptero da PRF possa ficar abrigado no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) durante o trâmite necessário para licitação e construção do hangar.
“A vinda do helicóptero é um ganho para o Município, para a região e para todos aqueles que trafegam pela BR-163”, comentou o prefeito, lembrando que o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, quando da inauguração das benfeitorias na Delegacia da PRF em Sorriso, destacou que a aeronave vai contribuir de forma direta para ações de resgate e também para combater a criminalidade, em especial, o tráfico de drogas, reiterou o prefeito durante a reunião na Sesp.
ASSESSORIA COM NORTÃO MT