Em Mato Grosso, a colheita do algodão já começou. Dados apontam que mais de 5% da área semeada já foi colhida. Nesta safra a área de plantio está maior, no entanto, a estiagem atrapalhou o desenvolvimento das lavouras e a produtividade deve ser quase a mesma da última safra.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2 | PLANTÃO NORTÃO MT
O produtor Jackson Gomes acompanha de perto a colheita do algodão em uma propriedade, em Novo São Joaquim, a 493 km de Cuiabá. Ele semeou a lavoura dentro do período ideal, que é em janeiro, e aproveitou os bons preços da pluma para aumentar a área de plantio em 15%.
Só que a falta de chuva durante o desenvolvimento da lavoura fez com que a estimativa de produtividade fosse menor que a da safra passada.
“Esse ano, a última chuva nossa foi no dia 2 de abril, portanto a período bem crítico para o algodão safrinha. Isso vai afetar um pouco a produtividade. No ano passado, na safra anterior, nós produzimos em torno de 230, 240 arrobas. Este ano, esperávamos 250, mas devido ao corte das chuvas, vai chegar no máximo a uns 220, 230 arrobas”, disse o produtor.
O produtor espera terminar a colheita de todo o algodão nos 4,7 mil hectares. Os produtores esperam alcançar produtividade maior que a da temporada passada, já que a maior parte foi plantado em dezembro, na primeira safra.
g1 mt