22.4 C
Mato Grosso
sexta-feira, 22, novembro, 2024

Namorado de servidora afastada por corrupção tentou acessar documentos sigilosos; diz denúncia

Um ex-estagiário lotado na secretaria municipal de Saúde de Sorriso, identificado como Saulo Bispo Chaves, tentou ingressar indevidamente na sala onde funcionava o departamento jurídico da pasta.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  GRUPO 1  | GRUPO 2  | PLANTÃO NORTÃO MT

A tentativa de acesso indevido à documentos sigilosos ocorreu em 17 de julho, período em que o espaço permanecia lacrado por orientação do antigo secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro.

As informações constam em uma denúncia encaminhada ao Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Sorriso, em 25 de julho pelo atual gestor da pasta, Silvio André Stolfo.

“O indivíduo possivelmente ligado a ex-servidora investigada, Sra Marilei Oldoni Dias, tentou adentrar a sala de apoio judicial (…). Tendo solicitado as chaves da porta de acesso a diversos servidores, que por óbvio não lhes forneceu”, diz trecho do documento obtido com exclusividade pelo site Ubirata24horas.

Conforme apurado pela reportagem, o grau de proximidade entre Marilei Oldoni e Saulo Bispo vai além da relação profissional.

Uma fonte ouvida sob a condição de anonimato, revelou que o casal mantém um relacionamento amoroso o que justificaria a contratação de Bispo. Este por sua vez, desligado em junho deste ano da gestão pública.

Posteriormente, Marilei também foi exonerada do cargo comissionado por suspeita de envolvimento em esquema de corrupção que causou aos cofres públicos um prejuízo estimado em R$ 3 milhões.

Ainda de acordo com a fonte, tanto Marilei quanto Saulo foram indicados por um membro do alto escalão da Prefeitura de Sorriso. Entretanto, o nome do agente público supostamente conivente com a dupla não foi revelado.

A ligação entre os dois ex-servidores também fica evidente após uma rápida pesquisa ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Segundo o sítio eletrônico, Marilei e Saulo são proprietários das empresas Mary Produtos Alimentícios ME (fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar) e Chaves Motoboy ME (serviços de malote não realizados pelo Correio Nacional).

Abertas, respectivamente, em fevereiro e junho deste ano as empresas estão cadastradas no mesmo endereço, na rua Napoli nº 1223, no bairro Jardim Itália, em Sorriso.

As informações descritas acima constam em um documento apresentado à CPI da Saúde, no qual a vereadora Jane Delalibera requer a convocação de Saulo Bispo Chaves e Edson Bispo dos Santos para prestarem depoimentos na condição de testemunhas.

O pedido foi motivado pelo depoimento prestado pelo secretário municipal de Fazenda, Sérgio Kocova ao Parlamento municipal. Nele, o gestor de confiança do prefeito Ari Genésio Lafin revelou que “uma pessoa pressionava servidores da tesouraria para que as notas fiscais relacionadas aos procedimentos cirúrgicos fossem empenhadas”.

“Conforme exposto, fica evidente a necessidade da coleta de oitiva das pessoas acima indicadas para o devido esclarecimento quando aos fatos apurados, requerendo assim, a CONVOCAÇÃO dos indicados”, justificou o pedido.

Mandados de prisão

Na última quinta-feira (28), o Gaeco deflagrou a operação Hígia que teve por finalidade cumprir mandados de busca e apreensão na secretaria municipal de Saúde e nas residências do ex-gestor da pasta, Luis Fábio Marchioro, e da proprietária das empresas Chocair e Chocair LTDA e Clínica Bem Estar LTDA, Samantha Nícia Rosa Chocair.

Segundo as investigações, as empresas foram usadas para desviar recursos destinados ao pagamento de procedimentos cirúrgicos que haviam sido judicializados.

A operação também resultou na prisão de José Constantino Chocair, pai e sócio de Samantha. Ele foi localizado em uma das residências da família em Cuiabá.

Apesar dos indícios de participação no esquema, o MP excluiu momentaneamente a servidora afastada da lista de alvos da operação. 

Outro lado

A reportagem não conseguiu localizar a defesa dos servidores afastados.

 O espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos.

UBIRATÃ 24 HORAS

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias