Depois de finalizado o processo de implantação das cinco lombadas eletrônicas, começa, a partir desta sexta-feira (19 de agosto), o período de orientação aos condutores. Ou seja, até o dia 19 de setembro, os condutores que passarem acima da velocidade permitida, não serão multados. No entanto, do dia 20 de setembro em diante, o pé mais pesadinho no acelerador vai acabar doendo no bolso.
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Para dar mais fluidez ao trânsito nas vias onde os dispositivos foram instalados, o limite de velocidade foi revisto. Inicialmente, o limite estava cravado nos 30 km/h, e agora passou para 40 km/h. O coordenador da GM, Márcio Pires, reforça que respeitar o limite não apenas evita multa, mas garante mais segurança para todos, evita acidentes e promove um trânsito mais pacífico. “O ideal é passar abaixo de 40 km/h”, complementa.
O valor da multa? Vamos lá: Dirigir em velocidade até 20% acima do limite da via é considerada uma infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já quando o porcentual varia entre 20% e 50% acima do limite da via, a infração é classificada como grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. Dirigir em velocidade 50% acima do limite da via é classificado como infração gravíssima. Em casos assim, a multa é multiplicada por três e resulta no valor de R$ 880,41, com suspensão da CNH.
E onde as lombadas estão instaladas? Então, a regra é clara: com lombada eletrônica, ou sem lombada eletrônica, os limites de velocidades devem ser seguidos em todas as avenidas, ruas e travessas. No entanto, em cinco pontos específicos, é preciso redobrar a atenção. As lombadas eletrônicas foram instaladas nos seguintes locais: na Avenida Los Angeles, na Avenida Tancredo Neves, na Avenida Brasil, na Avenida Perimetral Sudoeste e na Avenida Blumenau.
O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura reforçou, ainda durante a emissão da ordem de serviço para instalação das lombadas, que o intuito dos equipamentos não é multar, mas sim, educar os condutores para respeitar os limites de velocidade. Mais que verificar quem passar acima do limite estabelecido e devidamente informado nestas vias, os “controladores de velocidade ostensivos fixos” (este é o nome certinho dos equipamentos) também têm sistema de gestão de dados que permite a elaboração de estatísticas e câmeras que, além de registrar as placas de veículos , podem ainda gravar ocorrências em sua área de alcance.
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