Três candidatos ao governo do estado de Mato Grosso participaram na noite desta quinta-feira (1°) do primeiro debate da disputa estadual realizado pela Rádio Centro América FM e Primeira Página, da Rede Mato-grossense de Comunicação (RMC) em Cuiabá. Estiveram presentes nos estúdios da emissora Márcia Pinheiro (PV), Moisés Franz (PSOL) e Pastor Marcos Ritela (PTB). O candidato Mauro Mendes (União Brasil) não compareceu ao debate.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2 | PLANTÃO NORTÃO MT
O debate foi dividido em três blocos:
- Primeiro bloco: Cada candidato fez uma pergunta para o adversário com tema livre. Todos tiveram dois minutos para a resposta.
- Segundo bloco: Perguntas sorteadas feitas por ouvintes, internautas e entidades.
- Terceiro bloco: Perguntas entre candidatos com tema livre.
- Quarto bloco: Considerações finais.
No primeiro bloco, os candidatos responderam perguntas feitas pelos adversários. A primeira pergunta foi feita pela candidata Márcia Pinheiro a Moisés Franz sobre os servidores públicos. Na sequência, Moisés Franz fez uma pergunta ao Pastor Marcos Ritela sobre as propostas para a economia de Mato Grosso.
Na terceira rodada, Pastor Marcos Ritela perguntou sobre o combate à fome para a candidata Márcia Pinheiro. Logo depois, Moisés Franz perguntou para Márcia Pinheiro a opinião dela sobre a corrupção. Em seguida, a candidata perguntou sobre saúde para Moisés Franz.
Por último, o Pastor Marcos Ritela também questionou Márcia Pinheiro sobre a saúde do estado.
Segundo bloco
No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas feitas por entidades, ouvintes e internautas. O primeiro a responder foi Moisés Franz sobre uma pergunta feita pelo Fórum Sindical. A segunda pergunta foi feita por um ouvinte à Márcia Pinheiro. E, por último, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio) fez uma pergunta para o Pastor Marcos Ritela.
Terceiro bloco
No terceiro bloco os candidatos fizeram perguntas entre si. Os temas e os adversários que iriam responder foram escolhidos por eles. O Pastor Marcos Ritela escolheu perguntar para Moisés Franz sobre as escolas de modelo cívico-militar. Na sequência, Moisés Franz fez uma pergunta ao Pastor Marcos Ritela sobre o meio ambiente e o uso de agrotóxicos pelo agronégocio.
Por último, Márcia Pinheiro perguntou ao Pastor Marcos Ritela sobre as propostas dele para a educação de Mato Grosso.
Considerações finais
Ao final, cada candidato teve oportunidade de fazer as considerações finais.
Marcia Pinheiro citou a desistência de Mauro Mendes (União Brasil) por não comparecer ao debate. No final, pediu voto aos aliados e agradeceu a população. “Lamentável a falta do governador que faz um desserviço à democracia e um descaso com a imprensa. Quero agradecer a toda a nossa coligação, a Federação Brasil Esperança, a parceria do nosso vice, Vanderlúcio, agradecer ao senador Fávaro. Quero pedir voto ao nosso senador Neri Geller, número 111. Também agradecer a todas as pessoas que carinhosamente me abraçam e hipotecam apoio. Agradecer os 15% que eu já estou na pesquisa, sendo que estou fazendo campanha há apenas duas semanas. Já tivemos 15% das intenções de voto, então já estamos muito felizes, são as pessoas reconhecendo o nosso trabalho e hipotecando apoio para que nós, com certeza, seremos a primeira mulher a governar Mato Grosso. Agora é a hora e a vez da mulher. Então eu peço a cada um de vocês. Vou honrar cada voto que eu tiver nas urnas e trabalhar e cuidar de vocês, mulheres. A nossa grande obra é cuidar das pessoas. Então, eu venho aqui nesta noite entrar nas suas casas e pedir o apoio para Márcia Pinheiro, número 43, a primeira governadora de Mato Grosso para cuidar das pessoas”.
Moises Franz pediu voto ao eleitor e citou mudança na política, caso seja eleito. “Eu quero pedir voto para você, eleitor, para Moisés Franz governador, 50. A única opção de mudança na política de Mato Grosso. Se você quer um governador que mude, que transforme esse estado e que assuma um compromisso com você, é Moisés Franz. Quero aproveitar para pedir voto para o nosso candidato a deputado federal, o procurador Mauro, para o nosso candidato a senador, José Roberto de Freitas Cavalcante, para a nossa candidata à deputada federal Gonça de Melo, que nós iremos trabalhar muito por Mato Grosso. E que você tenha um Mato Grosso melhor em 2023. Acesse nossas redes socias @moises.franz50. Lá, você vai conhecer todas as nossas propostas para a educação, para a saúde, para a segurança, você, funcionário público, para que Mato Grosso seja muito melhor em 2023. Escolha, reflita, escolha o melhor: Moisés Franz, 50, porque o resto é tudo da mesma política, da velha política, que até pouco tempo atrás estavam todos juntos. O atual governador, que falta com a verdade com você, eleitor, a todo momento dizendo que o estado está uma maravilha, quando você sabe que não é. Reflita, faça a sua escolha, conheça as nossas propostas e vote Moisés Franz, 50 para melhorar Mato Grosso em 2023”.
Pastor Marcos Ritela agradeceu os internautas e ouvintes que assistiram ao debate e disse ser o único candidato de direta. “Quero agradecer a Deus, a você que está assistindo o debate e quero aqui fazer um desafio: Mauro Mendes, vamos debater, tem muitas coisas que quero perguntar para você. Sou o único candidato de direita dessas eleições e quero conversar com você. O povo quer te ouvir. Quero, nesse último segundo, abençoar e fazer uma oração para o povo: Meu deus, quero eu abençoar, nesta hora, o povo mato-grossense, a população mato-grossense, todos os meios de comunicação que levam comunicação até o povo. Eu quero pedir que o Senhor oriente cada eleitor para não votar em corrupto, para não votar em pessoas desonestas, porque a Tua palavra diz que quando justo governa, o povo alegra. Pai, eu quero abençoar os necessitados, os carentes, aqueles que estão lá na fila dos hospitais, que não têm um tratamento adequado e estão em uma situação precária, que estão passando por necessidade, que estão passando fome, aqueles que precisam de colégio, de educação, de segurança e o estado não fornece, mas o Senhor Deus é poderoso e pode alcançar esse povo através de uma mudança na política. Eu peço a tua benção, meu Pai, sobre o povo de Mato Grosso. Deus abençoe a todos, um beijo no seu coração com carinho do seu Pastor Marcos Ritela. Meu número é 14, Pastor Marcos Ritela, o único candidato de direita ao governo de Mato Grosso”.
G1 MT