24.6 C
Mato Grosso
segunda-feira, 25, novembro, 2024

Pesca do pintado será proibida no Brasil a partir de dezembro

A pesca do pintado será proibida em todo o país a partir de 5 de dezembro deste ano. A espécie Pseudoplatystoma corruscans foi incluída pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) na lista de espécies brasileiras ameaçadas de extinção.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  GRUPO 1  | GRUPO 2  | PLANTÃO NORTÃO MT 

O documento atualizado foi publicado em 8 de junho deste ano, mas os novos prazos de proibições de captura foram definidos pela pasta nesta terça-feira (6).

De acordo com a analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Carla Polaz, o pintado foi incluído na lista de espécies ameaçadas porque suas populações foram reduzidas em até 30% no país, em algumas bacias mais como a do Rio São Francisco e do alto Rio Paraná, e em outras bacias menos, como na do Pantanal.

“Por ser um peixe migrador, foram os barramentos [as barragens] que interrompem as suas rotas migratórias a principal causa de redução”, declarou. A proliferação de híbridos e a sobrepesca em algumas localidades também prejudicaram a espécie, segundo ela.

O surubim ou pintado é um peixe de couro de grande porte que pode medir até 1,5 metro e pesar até 50 quilos. Ele é encontrado na bacia do Rio São Francisco e na bacia do Rio da Prata, que engloba vários países (Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e parte da Bolívia). Ele é um peixe de importância pesqueira, principalmente no Pantanal, e muito apreciado na pesca esportiva.

Para outras espécies conhecidas como pintados e surubins (Pseudoplatystoma punctifer e Pseudoplatystoma tigrinum) não houve proibição de pesca, devendo ser respeitadas apenas as legislações vigentes quanto ao defeso e ao tamanho mínimo de captura.

CONEXÃO POLITICA

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias