O caixão da rainha Elizabeth II chegou, nesta 4ª feira (14.set), ao Westminster Hall, em Londres. O corpo da monarca foi transportado, do Palácio de Buckingham, em uma carruagem, ao lado de um cortejo liderado pelo rei Charles III e pela princesa Anne, além de outros integrantes da família real. Todo o trajeto, de 38 minutos, foi feito em silêncio.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 3 | PLANTÃO NORTÃO MT
A carruagem para fazer o transporte foi a mesma utilizada para carregar o caixão do Rei Jorge VI, pai de Elizabeth II, em 1952. O carro também foi usado durante o funeral da Rainha Elizabeth, a rainha Mãe, em 2002. Durante a procissão de hoje, o Big Ben – relógio mais famoso de Londres – tocou de minuto em minuto.
A partir das 17h, o caixão, feito de carvalho e chumbo, ficará disponível para visitação do público até a próxima 2ª feira (19.set), quando o corpo de Elizabeth será enterrado. Até essa manhã, a fila para prestar a última homenagem à monarca chegava a 10 km. No total, estima-se que 750 mil pessoas compareçam ao local.
O funeral de Elizabeth será realizado na Abadia de Westminster, que tem capacidade para cerca de 2,2 mil pessoas. Mais de 500 convites já foram enviados para chefes de Estado e dignitários estrangeiros. Presidentes como Joe Biden, dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro, do Brasil, e Yoon Suk-Yeol, da Coreia do Sul, já confirmaram presença.
Elizabeth II morreu na última 5ª feira (8.set), aos 96 anos. Ocupando o trono desde 1952, a monarca teve o reinado mais longo da história britânica e o segundo maior da história, atrás somente do rei Luiz XIV da França, que esteve no poder por 72 anos. Durantes o período, a rainha presenciou guerras, epidemias e mudanças na geopolítica internacional.
SBT NEWS