São Félix do Araguaia, a 1.159 km de Cuiabá, registrou a temperatura mais alta do Brasil na tarde desta quinta-feira (26), conforme dados divulgados pelo Climatempo, com base nos números registrados pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município atingiu 41,6°C.
Além do calor intenso, a unidade relativa do ar também tem prejudicado a vida da população do município. Nesta semana, a umidade varia entre 18% e 40% na região. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que fique entre 60% e 80%.
Segundo o Inmet, na região, há um aviso meteorológico especial de onda de calor (período de cinco dias ou mais no qual as temperaturas máximas diárias ultrapassam ao menos 5°C em relação à climatologia/média para o período).
A previsão é que a máxima continue entre 39°C e 40°C em São Félix do Araguaia até o fim de semana.
Recorde na capital
Cuiabá também bateu recorde de calor neste mês. Na terça-feira (17), a capital registrou 40,4°C. Essa foi a temperatura mais alta registrada na cidade neste ano.
O recorde anterior era do dia 9 de janeiro, quando os termômetros marcaram 39°C.
Riscos de incêndio
A falta de chuva prolongada deixa o ar e o solo seco. Segundo a instituição, essa falta de umidade faz com que a vegetação fique muito seca e mais propensa a pegar fogo.
Conforme o mapa de monitoramento da instituição, todos os municípios de Mato Grosso está com risco de incêndio em nível altíssimo.