A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) multou, nesta quarta-feira (19), em R$ 2 milhões a empresa transportadora de produtos agrícolas de Sorriso, no médio-norte do estado, por danos ambientais com possíveis riscos à saúde da população, morte de animais e impactos destrutivos à biodiversidade, após um incêndio de grandes proporções ter atingido um dos armazéns do estabelecimento.
As chamas atingiram metade do depósito que tem uma área total de 8.400 m² e consumiram aproximadamente 984 toneladas de sementes e 780 toneladas de defensivos agrícolas. Esse material estava aguardado no local temporariamente, conforme a empresa. As causas do incêndio ainda são investigadas pela Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec).
A equipe da diretoria regional da Sema constatou a morte de oito peixes e de duas cobras no efluente que fica aos fundos da empresa. Diques de contenção foram construídos para evitar que a contaminação chegue ao Rio Teles Pires. A terra contaminada está sendo retirada em caçambas.
A empresa informou, em nota, que recebeu a notificação. “Continuamos tomando todas as medidas necessárias e colaborando com todas as autoridades competentes, a fim de dirimir todo e qualquer problema ocasionado pelo incêndio sofrido no penúltimo final de semana”, disse em nota.
Os técnicos da secretaria ainda solicitaram que a empresa obstrua uma passagem de barramento perto de uma nascente para evitar que o material contaminado não alcance outro curso de água.
Na notificação, a empresa deverá confirmar o local das áreas com suspeita de contaminação, apresentar uma amostragem de solo, água subterrânea e coleta da qualidade da água do efluente próximo ao empreendimento, além de uma amostragem da qualidade do ar.
A empresa ainda deve executar um plano de recuperação de área de preservação permanente degradada sobre a nascente atingida pelo derramamento, na qual houve a remoção da vegetação e do solo contaminado.
G1 MT