Mato Grosso liderou a contratação de recursos para sistemas produtivos sustentáveis e de adequação das propriedades à legislação ambiental dentro do Plano Safra. É o chamado “Plano ABC” – sigla para Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária -, alinhado com os objetivos de contenção das mudanças climáticas.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 7 | PLANTÃO NORTÃO MT
O ‘ABC’ inclui sete programas, entre eles: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, agroflorestas, plantio direto e tratamento de dejetos.
Segundo o Ministério de Agricultura, na safra 2020/2021, Mato Grosso aplicou R$ 359 milhões, e na de na 2021/2022, quase R$ 568 milhões.
Plano safra
Os estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e Bahia são os que mais aplicaram recursos do Programa para a Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Programa ABC+) nas duas últimas safras.
Dentro do Plano Safra, o Programa ABC+ financia investimentos que contribuem para a implantação de sistemas produtivos sustentáveis e a adequação da propriedade rural à legislação ambiental. Entre as ações financiadas estão a recuperação de áreas e de pastagens degradadas, a implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-florestas e a adoção de práticas conservacionistas de uso, manejo e proteção dos recursos naturais.
O Programa ABC+ financia sistemas produtivos sustentáveis e a adequação da propriedade rural à legislação ambiental.
MAIS AGRO – G1 MT