Mato Grosso registrou, nos últimos 14 dias, 2.339 novos casos de covid-19 e três óbitos pela doença. A alta no número de casos de coronavírus no Estado deixa 18 municípios em alerta por estarem classificados como de alto risco de contaminação. Além disso, as cidades de Conquista d’ Oeste (533 km de Cuiabá) e Porto dos Gaúchos (649 km de Cuiabá) estão classificadas com “risco muito alto” de transmissão do coronavírus, com mais de 500 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 7 | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
Os dados são do Painel Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que aponta ainda a situação da cobertura vacinal no Estado.
Conquista d’ Oeste, com aproximadamente quatro mil habitantes, notificou 35 novos casos nos últimos 14 dias, sendo considerado pela SES como de “risco muito alto” de transmissão do vírus. Outro ponto que chamou atenção nos dados da cidade foi a cobertura vacinal, que até o momento atingiu cerca de 73% da população, ocupando o 67º município no ranking da cobertura vacinal em Mato Grosso.
Em Porto dos Gaúchos, a situação não é diferente. Nos últimos 14 dias, foram registrado 28 casos positivos do coronavírus, considerando uma população de aproximadamente 5.400 habitantes. Já em relação à cobertura vacinal, os dados apontam que 79% da população recebeu o imunizante. No ranking da cobertura vacinal do Estado, a cidade ocupa o 38º município.
Apesar de Cuiabá ter registrado 218 casos nos últimos 14 dias, a classificação, conforme o painel, é de risco “moderado”, levando em conta o número de habitantes da Capital. A cobertura vacinal, de acordo com os dados da SES-MT, está em 75% da população. Em relação à dose de reforço, o índice não passa de 51%
Já Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, teve classificação de “baixo risco”. A cidade registou apenas 33 novos casos nos últimos 14 dias. Além disso, a cobertura vacinal no município atingiu 68% da população com a primeira dose. No entanto, a dose de reforço atingiu, até o momento, apenas 46% da população.
Veja abaixo a lista dos municípios com risco alto:
Serra Nova Dourada
Cocalinho
Acorizal
Porto Estrela
Barra do Bugres
Pontes e Lacerda
Novo Santo Antônio
Nova Xavantina
Figueirópolis d’Oeste
Araputanga
Calinda
Campinápolis
Nobres
Rondolândia
Tangará da Serra
Araguaiana
Lucas do Rio Verde
Santa Carmem
HIPER NOTÍCIAS