Defesa de Olair Correia alega agressão e tortura

Após a repercussão, nesta quarta-feira (07), de que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) negou o habeas corpus ao pecuarista de Mato Grosso, Olair Correia, sua banca de advogados emitiu nota à imprensa.  

Patrocinada pelo advogado Bruno Balata, a banca informou por meio de nota que a decisão não é definitiva, já que o habeas corpus ainda deve ser julgado. “Destacamos que a liminar ainda está sob análise, não existindo qualquer decisão definitiva acerca do Habeas Corpus impetrado”, diz trecho da nota.  

A Nota também esclarece que o Habeas Corpus foi impetração em favor dos direitos fundamentais e humanos do empresário preso, dentre eles configura agressão e tortura.  

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA  

Nota Oficial da banca de defesa do Sr. Olair Correa

O Sr. Olair Correia, empresário preso por suposta prática de atear fogo em caminhão em virtude das manifestações ocorridas no Estado de Mato Grosso, desde o dia 21/11/2022, vem por meio desta esclarecer os equívocos e incongruências acerca da matéria jornalística veiculada pelo site MidiaJur na data de 07/12/2022.

Primeiramente, insta destacar que houve a impetração de Habeas Corpus em favor dos direitos fundamentais e humanos do empresário preso, fundamentado nos seguintes fundamentos: i) falta de indício suficiente da autoria do delito; ii) busca pessoal e veicular sem mandado judicial; iii) agressões e tortura praticadas no ato da prisão pelas autoridades policiais; iv) falta de materialidade do delito, pelo não ocasião de danos ao veículo supostamente incendiado.

Em sede de primeira análise, o Desembargador Relator do caso, Dr. César Jatahy, integrante da 4ª turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em decisão do dia 02/12/2022 (não 02/11/2022), indeferiu “POR ORA, o pedido liminar”, pela necessidade de maiores dados acerca do caso e pediu INFORMAÇÕES ao juízo da 5ª Vara Federal de Cuiabá (que foram prestadas em 05/12/2022) e parecer do Ministério Público Federal, que está sob análise (conclusos a Procuradora Regional da República junto ao TRF1, Dra. Luciana Marcelino Martins em 06/12/2022).

Destacamos que a liminar ainda está sob análise, não existindo qualquer decisão definitiva acerca do Habeas Corpus impetrado. A defesa do Sr. Olair Correa está acompanhando o caso tanto junto à 5ª Vara Federal de Cuiabá, quanto junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, analisando cada etapa processual e decisões exaradas pelo Poder Judiciário e órgãos responsáveis pela persecução penal.

Desta maneira, confiantes nas instituições do Estado Democrático de Direito, aguardamos os próximos desdobramentos processuais referente ao presente caso. 

Atenciosamente, Dr. Bruno Balata

MÍDIA JUR

Apoie o Nortão, compartilhe essa matéria!