23.1 C
Mato Grosso
terça-feira, 5, novembro, 2024

Beto e Janaina farão parte da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

A disputa pela Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso está aberta. Após a polarização entre os nomes do deputado Max Russi (PSB) e do deputado estadual eleito Júlio Campos (União Brasil), um fato novo provocou uma verdadeira reviravolta, ou seja, a possibilidade do deputado Eduardo Botelho (União Brasil) buscar um novo mandato no comando da Mesa Diretora.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  GRUPO 7 | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

Uma brecha na decisão do STF (SupremoTribunal Federal) que proíbe mais de uma reeleição para cargos de mesas diretoras de Assembleias Legislativas do país, recolocou o nome de Botelho em evidência. O Supremo concluiu um julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Paraná, que para fins de inelegibilidade, não vão ser consideradas as mesas diretoras eleitas antes de 7 de janeiro de 2021, ou seja, a proibição de reeleição se inicia a partir de janeiro de 2021.

O atual presidente encomendou um novo parecer para saber se realmente poderá concorrer à presidência e assim garantir o 4o mandato consecutivo como chefe do Poder Legislativo de Mato Grosso.

As articulações estão a todo vapor, porém, uma coisa já é dada como certa, ou seja, que a deputada Janaina Riva (MDB) e o deputado eleito Alberto Machado, o Beto Dois a Um (PSB), irão compor a futura Mesa.

Reeleita como a deputada estadual mais votada, com mais de 80 mil votos, Janaina inclusive chegou a ensaiar uma disputa a presidência, porém, viu que o projeto estava inviabilizado. Mas a expressiva votação, bem como seu trabalho parlamentar, a coloca como essencial em uma chapa que buscará o comando do Legislativo estadual.

Já Beto Machado se colocou à disposição para ajudar no que for necessário durante as conversações. Beto foi eleito no pleito deste ano, faz parte da renovação da Casa Legislativa e compõe a base aliada do governador Mauro Mendes (União).

“Eu fico feliz de ser lembrado e estou pronto pa- ra qualquer batalha […] meu desejo é exercer meu mandato, buscar espaços dentro da Assembleia e colaborar da melhor forma possível. Eu me preparei para isso e estou cheio de vontade de me apresentar para o trabalho, se eu puder contribuir dentro da Mesa, estou à disposição, mas também acho que tem muita água para rolar e muito tempo até que isso chegue a um denominador comum”, disse recentemente à imprensa.

Na ocasião, Beto ainda explicou que até o momento, a possibilidade de fazer parte da Mesa Diretora não passa de ‘mera especulação’. No entanto, enfatizou que chegou a conversar com o atual presidente da Assembleia Eduardo Botelho (União) e afirmou que devido à baixa renovação, possivelmente os nomes atuais na liderança devem ser mantidos.

Enquanto isso, O deputado estadual Max Russi (PSB) reafirmou sua candidatura à presidência para o biênio 2023/2024, independente se o atual presidente, Eduardo Botelho concorra.

“Eu sou candidato a presidente, não abro mão, tenho um grupo me apoiando”, declarou à imprensa na manhã da última terça-feira (13), logo após a informação sobre a decisão do STF.

O parlamentar, que atualmente ocupa a Primeira Secretaria da Casa, garantiu que não tem pretensão de recuar e se manter no cargo de ‘tesoureiro’ da Assembleia. Ele ainda afirma que caso Botelho não queira compor chapa com ele, existem outros parlamentares que têm interesse.

JORNAL POPULAR

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias