
Um filhote da espécie cachorro-vinagre foi internado em estado grave no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (Hovet), em Cuiabá, após ser resgatado perto da BR-163 em Nova Mutum, a 269 km da capital, de acordo com a veterinária responsável pelo resgate.
Ela encontrou o animal andando sozinho às margens da rodovia e com suspeita de doença infecciosa. A veterinária Stephanni Pimentel disse que levou o filhote até a capital para ser atendido. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e a UFMT foram informadas do resgate, de acordo com ela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/8/2/NYsDTKQQW8ZQrTWi3OYg/cachorro-vinagre.jpeg)
A espécie é ameaçada de extinção, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Conforme a veterinária, o animal foi encontrado na terça-feira (11) e levado para atendimento na quarta-feira (12).
De acordo com a professora responsável pelo setor de atendimento no Hovet, Sandra Helena Ramiro Correa, o contato do cachorro-vinagre com outros animais domésticos pode ocasionar em riscos à saúde dele.
“Muitas espécies silvestres encontram uma ameaça à sua saúde quando acabam tendo contato com animais domésticos. Esse filhote pode ter sido encontrado por moradores e se contaminado com doenças que acometem cães domésticos”, afirmou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/H/s/D2eqEjTByM6v7cEcFpxA/vinagre-cachorro.jpeg)
Sem atendimento
Na região norte do estado, em Sinop, o Hovet continua sem atender resgates de animais silvestres. Isso ocorre por causa de uma dívida de quase R$ 300 mil da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) com o hospital.
A Sema informou, por meio de nota, que irá expandir o campus da cidade através de um termo de cooperação com a universidade e, também, que a dívida será paga. A secretaria informou ainda que continua o atendimento de animais silvestres na região norte com clín
G1 MT