Em visita a Sorriso na manhã desta segunda-feira (10) para a inauguração da primeira Unidade Técnica Regional da Agricultura (Utra) do Estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, escolheu um tom mais pacificador ao falar com a imprensa a respeito das eleições 2022 e exaltou a nova política econômica do governo federal.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
“A eleição acabou”, disse o ministro, em referência à disputa das eleições presidenciais do último ano. Sorriso deu uma das maiores vitórias a nível estadual ao ex-presidente Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2022, com 74,34% da preferência dos eleitores da cidade. Já Lula (PT), por sua vez, foi o escolhido de 25,66% dos eleitores.
Fávaro argumentou que é preciso olhar para frente e trabalhar em prol da reconstrução do Brasil a fim de reconstruir políticas públicas para fazer o país mais próspero e mais evidente. “E o que significa reconstruir? Não há nenhum lado pejorativo dizer que foi destruído nada. É olhar pra frente e construir mais”, disse.
“As nossas relações internacionais, tanto que vocês estão vendo o presidente Lula viajar, andar pelo mundo, um grande embaixador abrindo oportunidades, nós estamos atrás, costurando oportunidades. O Brasil sempre teve uma diplomacia amiga, fraterna, respeitosa, sem contencioso com nenhum país do mundo”, acrescentou.
Para Fávaro, isso tem que se tornar oportunidade para a população brasileira. Ele se dirigiu ao prefeito de Sorriso, Ari Lafin, e destacou a parceria comercial do Brasil junto a China.
De 2021 a 2022, as exportações em relações comerciais com os chineses tiveram um crescimento de 58,9%. A soja é o produto mais adquirido pelos chineses, o equivalente a 74% do total. Já a carne corresponde a 17%. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Comex Stat).
OLHAR DIRETO – RODRIGO COSTA