Mais que um local para comprar frutas e legumes, comer pastel e tomar caldo de cana, a feira livre integra a cultura de uma população, permite momentos de lazer e já se tornou um ponto de conexão da comunidade. O vice-prefeito Gerson Bicego destacou a importância da feira livre para as comunidades durante a reunião, na manhã desta quinta-feira (20 de julho), em que feirantes da Zona Leste vieram à Prefeitura conhecer o projeto de cobertura da Rua Artur Lafin.
De acordo com o representante da feira, André Fernandes Santiago, mais de 130 feirantes atuam no local, sempre nas manhãs de domingo. O secretário da cidade, Ednilson Oliveira, a apresentou o projeto arquitetônico da cobertura. “É um projeto arrojado, futurista, com a cobertura bem alta e permitindo a passagem de luz e também do vento, viabilizando a realização da feira com mais conforto aos domingos, sem, no entanto, impedir a passagem de veículos nos outros dias”, detalhou, acrescentando que os projetos complementares ainda estão sendo elaborados, assim como a planilha orçamentária. “A estimativa, a princípio, é que a obra custe a partir de R$ 4,5 milhões”, informou.
O prefeito Ari Lafin destacou que há empresários na região com interesse em instalar centros comerciais nas proximidades da feira, e, desta maneira, há a possibilidade de parceria para a disponibilização de banheiros, numa relação de “ganha-ganha”. “Firmar parcerias é, sem dúvida, uma forma de otimizar espaços e movimentar a economia da região”, comentou, estimando que o processo de licitação da cobertura deve ser lançado no próximo ano.
Representante do Legislativo, o vereador Zé da Pantanal destacou a importância da gestão junto à Nova Rota do Oeste para que seja limitado o estacionamento de veículos de grande porte no horário da feira. O secretário de Obras e Serviços Públicos destacou então que esta demanda já foi levada à direção da concessionária e está em análise. No dia 10 de agosto, representantes da Nova Rota estarão em Sorriso e este será um dos assuntos tratados com os emissários da empresa.
Também integraram o momento de análise do projeto inicial o secretário de Governo, Hilton Polesello; o secretário-adjunto de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Enivaldo Golmini; o secretário-adjunto da Cidade, Eduaro Sperotto; outros servidores públicos e também feirantes.
ASSESSORIA