Aproximação, sensibilização, partilha e diálogo. Estes foram os fios condutores da reunião entre representantes da Prefeitura de Sorriso com a Nova Rota do Oeste nesta terça-feira (8 de agosto), concessionária responsável pela BR-163 na região. A agenda, que contou com a participação do Legislativo municipal e estadual, seria realizada na capital do Estado, mas o prefeito Ari Lafin pediu que o encontro fosse em Sorriso.
“Com os representantes da Nova Rota do Oeste vindo para cá, se tornou possível eles ouvirem as demandas e saírem com diagnóstico mais preciso das nossas necessidades”, explicou o prefeito, agradecendo a disponibilidade dos representantes da concessionária.
Para este momento de diagnóstico na fonte, de escuta direta, vieram a Sorriso o diretor de Engenharia da Nova Rota do Oeste, Rodrigo Lovatto; o gerente de Engenharia, Danillo Oliveira; o gerente de Relações Institucionais, Roberto Madureira; o coordenador de Engenharia, Paulo Adriano Soares; e a coordenadora de Administração Contratual, Amanda Bertolini Nunes.
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, assim como demais representantes do Executivo da cidade vizinha, vieram a Sorriso para também conversar com a Nova Rota do Oeste.
Novos viadutos e novas passarelas
Entre os anúncios feitos pelos emissários da concessionária, a instalação de dois viadutos, um nas proximidades na Havan e um na região do Aeroporto Regional Adolino Bedin, e duas novas passarelas, sendo uma nas proximidades da Avenida Natalino João Brescansin. O tema, inclusive, foi pauta de audiência pública em fevereiro.
Sobre o viaduto nas proximidades da Havan, a Nova Rota do Oeste doou o projeto e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, já sinalizou o envio de R$ 13 milhões para o empreendimento. “O Município deve entrar com cerca de R$ 9 milhões e empresários também de dispuseram a colaborar”, completou o prefeito.
As obras podem ser feitas em até oito anos, mas, de acordo com os representantes da Rota, a nova passarela para Sorriso está no topo da lista de prioridades e o processo de seleção de construtoras, via concorrência pública, está em vigência.
Com isso, a expectativa é que, já no próximo ano, o trabalho seja iniciado.
Entroncamento da região do Barreiro
A reunião foi aberta com a demanda trazida por representantes da Associação de Produtores do Barreiro. A demanda é de um acesso mais seguro ao local. O ponto, por onde passam duas rodovias estaduais, as MTs 443 e 487, que estão em processo de municipalização, também conta com empresas ligadas ao agronegócio que, por sua natureza de operação, demandam fluxo constante de veículos pesados.
“Vamos analisar, projetar, levar à ANTT e voltar a conversar sobre esta questão”, destacou Madureira, lembrando que toda alteração a ser feita pela concessionária necessita da aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Drenagem na Perimetral
Outro tema que voltou à pauta, agora com a participação de empresários, foi a necessidade urgente de instalação de um sistema completo de drenagem pluvial na Perimetral Sudeste, na faixa de domínio da BR-163. “Vamos resolver esse problema definitivamente, com a instalação de drenagem, com boca de lobo, naquele local”, afirmou Madureira.
Mais segurança e mais alternativas
A necessidade tornar a travessia urbana da BR-163 mais segura também pontuou o debate. Para tanto, foi solicitada a necessidade de instalação de novos radares, a ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para inibir os “rachas” na via e também a realização de intervenções na pista para resolver a problema de aquaplanagem nas proximidades da ponte sobre o Rio Lira.
A necessidade de tirar da BR o peso de ser o “único acesso” à cidade também foi destacado pela Rota do Oeste. Com a disponibilização de novos acessos, evita-se o trânsito de veículos pequenos na pista da 163.
Ao mesmo tempo, o prefeito também trouxe à pauta o Anel Viário no Eixo Leste entre a BR-163 e MT- 242 (Sorriso | Nova Ubiratã), que igualmente oferece uma opção aos pesos-pesados que hoje precisam seguir pela 163, mas no futuro, podem se beneficiar da rota alternativa.
“Já conseguimos todas as assinaturas os documentos de autorização de passagem”, atualizou Ari, complementando que o novo traçado também deve, naturalmente, figurar como nova opção para empresas do ramo de máquinas e implementos agrícolas, entre outras do setor.
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