A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e auditores fiscais do trabalho, realizou nesta quinta-feira (31/8), ação de fiscalização para combater a extração ilegal de areia em localidades do município de Seropédica/RJ.
Na ação, policiais federais realizaram diligências em quatro locais distintos, sendo três deles utilizados para a extração de areia e um que funciona como depósito do material extraído.
Um dos areais fiscalizados não possuía autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) para ser explorado, o que resultou em sua interdição. No local, as autoridades apreenderam quatro caminhões e duas pás-carregadeiras, além da apreensão de uma retroescavadeira e aplicação de multa por parte do INEA.
Os auditores fiscais do trabalho interditaram um segundo areal em razão da falta de equipamentos de proteção individual para os trabalhadores.
As investigações foram iniciadas a partir de denúncias recebidas pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente acerca da exploração ilegal de recursos minerais no município de Seropédica. Ao longo das investigações, foram analisadas imagens de satélite e foi possível constatar a evolução gradual da atividade de extração clandestina naquela região.
Os indivíduos poderão responder pelos crimes de extração de recursos minerais sem a competente autorização e usurpação de matéria-prima pertencente à União, além de eventuais outros crimes ambientais que possam ser constatados no decorrer das investigações.
ASSESSORIA