Um eclipse solar anular poderá ser visto do Brasil neste sábado (14). Quem mora em Mato Grosso conseguirá ter uma boa observação do fenômeno, que será parcial e que estará melhor visível para quem estiver mais ao norte do estado.
Esse evento astronômico ocorre quando a Lua fica alinhada entre a Terra e o Sol, cobrindo sua luz que chega ao nosso planeta. Porém, como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, ela não o esconde totalmente e forma-se o que se chama de “anel de fogo” no céu.
Para quem está em Cuiabá, o horário do início do eclipse está marcado para as 13h48 e o fim para as 16h54, no horário local. Esse será o principal evento astronômico do ano no Brasil.
Em Cuiabá, o ponto máximo do eclipse, momento em que a maior parte do Sol estará encoberta pela sombra da Lua, será as 15h38. Quem estiver na capital mato-grossense poderá ver a lua cobrindo 61,2% do astro.
O município de Mato Grosso que melhor conseguirá observar o fenômeno será Apiacás. A cidade, que é a mais ao norte do estado, conseguirá observar 81,2% do Sol encoberto.
Cidades como Rondonópolis, Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço devem ser as cidades com menor visão no Estado, com menos de 60% do Sol encoberto.
Já municípios como Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde e Juína devem ter a visão de mais de 70% do Sol encoberto pela Lua.
Apesar da possibilidade de ver o eclipse, as cidades que tiverem com nebulosidade ou com chuva durante a tarde de sábado terão a visão afetada.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
MÍDIA NEWS