A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), deflagrou na manhã desta quinta-feira (19.10) a Operação Cartão-Postal, para cumprimento de diversas ordens judiciais contra uma organização criminosa instalada, desde de junho de 2022, na gestão da Saúde do município de Sinop.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá contra 34 investigados, entre pessoas físicas e jurídicas .
Os 32 mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal são cumpridos nas cidades de Sinop, Cuiabá, Várzea Grande, São Paulo, e nos municípios de Praia Grande e São Vicente (SP).
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
A Polícia Civil confirmou, ao Nortão MT, que foram cumpridos mandados de buscas e apreensões na casa da secretária de Saúde de Sinop, Daniela Galhardo e a ordem judicial de afastamento do cargo. Também foi feita busca na casa do procurador jurídico Ivan Schneider e a decisão da justiça é que ele deve ser afastado de decisões relativas à secretaria de Saúde.
A justiça também mandou suspender o exercício de atividade de natureza econômica de seis empresas. 13 pessoas são alvo de medidas cautelares diversas da prisão, como a proibição de acessar as dependências administrativas da Saúde de Sinop, a proibição de manutenção de contato com os demais investigados. Os nomes ainda não foram divulgados.
Prefeitura se pronuncia:
Após ser deflagrada a operação da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), que cumpriu diversas ordens judiciais contra uma organização criminosa instalada, desde junho de 2022, na gestão da Saúde, a Prefeitura Municipal de Sinop se pronunciou por meio de uma nota, e informou que o Paço Municipal não foi alvo da operação ou de quaisquer buscas.
Nota da Prefeitura:
A Prefeitura de Sinop informa que:
- Tomou conhecimento, na manhã hoje, da operação realizada pela Polícia Judiciária Civil [PJC] que apura denúncias na saúde pública do município;
- Ressalta, porém, que está à inteira disposição para colaborar com os Órgãos de Controle e Fiscalização, a fim de garantir total transparência e lisura do processo;
- A sede da Prefeitura [Paço Municipal] não foi alvo da operação ou de quaisquer buscas;
- A Prefeitura ainda está se inteirando do teor da operação, a fim de prestar melhores esclarecimentos à população.
Ainda, nesta manhã de quinta-feira (19) a prefeitura realizou uma coletiva de imprensa mencionando as ações e fortalecendo as informações colocadas por nota. O prefeito Roberto Dorner anunciou a exoneração da secretária de Daniela Galhardo.
Logo mais informações.
Fonte: Nortão MT com Rádio93fm