22.8 C
Mato Grosso
sábado, 23, novembro, 2024

Decisão Judicial Indefere Liminar e Mantém Afastamento de Ex-Presidente da Câmara de Nova Ubiratã

No último dia 14 de novembro, a juíza Paula Tathiana Pinheiro, da comarca de Nova Ubiratã, proferiu uma decisão indeferindo o pedido de liminar apresentado por Heder Sais Machado, ex-presidente da Câmara Municipal. Heder havia sido afastado após a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis quebras de decoro parlamentar em decorrência de difamação a um ex-servidor público, Rogério Ribeiro. (LEIA) Vereador de Nova Ubiratã é condenado a pagamento de indenização por danos morais contra ex-funcionário

O pedido de liminar buscava a suspensão do decreto 12/2023, responsável pelo afastamento de Heder, alegando irregularidades no processo. No entanto, a juíza fundamentou sua decisão destacando que a Comissão Parlamentar de Inquérito encaminhou ao impetrante a cópia do processo, composta pela denúncia e documentos, sem manter qualquer arquivo em sigilo. Afirmou a magistrada: “No tocante à afirmação de proibição de acesso à íntegra da denúncia, observo que não há qualquer indicação de quais foram os arquivos mantidos em sigilo.”

Em outro trecho da decisão, a juíza esclareceu que a denúncia que deu origem à CPI aponta a condenação do vereador.

 O prazo de cinco sessões ordinárias invocado por Heder refere-se à apresentação da defesa escrita e indicação de provas, não à deliberação do afastamento. Com base no artigo 255 do Regimento, a magistrada ressaltou que o afastamento pode ser determinado pelo presidente, desde que a denúncia seja recebida pela maioria absoluta dos membros da Câmara, o que de fato ocorreu.

Dessa forma, a decisão da juíza Paula Tathiana Pinheiro ratifica o afastamento de Heder Sais Machado, respaldando a legalidade do processo instaurado pela CPI e evidenciando a necessidade de respeitar os trâmites legais no âmbito parlamentar. 

ENTENDA O CASO:

Comissão de Justiça da Câmara de Nova Ubiratã decide que Heder Machado, poderá sofrer processo de cassação

Por maioria dos votos, Câmara Municipal de Nova Ubiratã abre CPI para cassação de mandato do presidente Heder Machado

Nova Ubiratã: formada a comissão de ética que irá conduzir os tramites legais da CPI em desfavor do Ex-Presidente Heder Machado

IMPACTO MT

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias