A vereadora Fabiana Advogada (PRD) acaba de ser cassada na noite desta quinta-feira, 21 de dezembro, na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães. Após três noites e dois longos dias de sessão extraordinária, os vereadores decidiram por cassar a vereadora por 9 votos a 2. Ela foi denunciada por supostamente atuar como advogada em uma ação contra a Prefeitura Municipal, o que é proibido pela lei. A denúncia foi apresentada pelo secretário de Governo, Gilberto Mello.
O pedido de cassação não foi a única mira do secretário, que também pediu investigação contra ela no Conselho de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT) sob a alegação de que ela teria violado a lei orgânica, atuando como advogada em favor de interesses privados e em causas contra o município.
O Conselho de Ética da OAB-MT arquivou o caso no último dia 11 por falta de provas.
Ele também acionou o Ministério Público do Estado (MP-MT), pedindo a cassação da vereadora, mesmo o órgão não tendo essa prerrogativa. O caso foi analisado pelo promotor Leandro Volochko, que além de rejeitar a denúncia de improbidade administrativa, ainda ressaltou que não compete ao órgão instaurar processo de cassação de mandato na Câmara, cabendo à Casa essa atribuição.
A parlamentar é conhecida por ter uma atuação forte contra a gestão do prefeito Osmar Froner (MDB) e chegou inclusive a pedir informações sobre os gastos da Prefeitura com o 36º Festival de Inverno. Segundo ela, o município teria gasto R$ 6,1 milhões com o evento.
Ao Estadão Mato Grosso, a parlamentar afirmou que irá recorrer ao Poder Judiciário.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
ESTADÃO MATO GROSSO