21.3 C
Mato Grosso
sábado, 2, novembro, 2024

Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança obra da base da Cavalaria e anuncia reforço de 20 novos policiais militares

Na manhã desta terça-feira (05), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde lançou uma importante obra: A construção da base da Cavalaria, que terá como missão reforçar a segurança pública no município. Além disso, foi anunciado o incremento de 20 novos policiais militares, que farão parte do Regimento de Policiamento Montado.

A Ordem de Serviço foi assinada pelo prefeito Miguel Vaz e contou com as presenças do vice-prefeito, Marcio Pandolfi, do secretário municipal de Governo, Alan Togni, do secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Cunha, comandante da Cavalaria de Nova Mutum, Tenente Coronel Fernandes, do comandante do 13º Batalhão, Tenente Coronel Secchi e do presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), Davi Paré. 

Para o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, a implantação da base da Cavalaria e o aumento de efetivo trarão mais segurança para a população luverdense. 

“Estamos assinando essa ordem de serviço hoje com muita alegria e com muito orgulho! Com essa estrutura, reforçaremos o efetivo da PMMT com 20 novos policiais militares em Lucas do Rio Verde. É uma obra muito importante para reforçarmos a nossa segurança pública, uma de nossas prioridades”, afirmou o prefeito. 

O comandante da Cavalaria Regional de Nova Mutum destacou os trabalhos que serão implantados e a importância da base para o Regimento de Policiamento Montado do Estado de Mato Grosso. 

“Para nós da PMMT essa é uma obra muito relevante. É motivo de orgulho! Todo nosso agradecimento ao Governo do Estado de Mato Grosso e ao poder público municipal, na pessoa do prefeito Miguel Vaz, que está investindo na estrutura para abrigar 20 novos policiais militares. Eles irão reforçar, juntamente com o efetivo do 13º Batalhão, o policiamento aqui no município de Lucas. Foi uma determinação do comandante geral da Polícia Militar, Coronel Mendes todo o alinhamento do staff com a Alto Comando da PMMT e a criação dessa unidade de tropa montada, que vai atender, com a unidade já existente em Nova Mutum, toda a região Norte e Médio Norte do estado”, ressaltou o comandante Fernandes.    

Sobre a estrutura da Cavalaria, o comandante Fernandes frisou que se trata de um trabalho diferenciado. “Os cavalos já foram adquiridos pelo Conseg, com recursos da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, e doados ao Estado. São 16 animais, que estão sendo preparados e domados. Alguns já estão prontos e atuando no serviço, inclusive aqui em Lucas por várias vezes. Além da estrutura dos animais, a cavalaria dispõe de viaturas. Nosso policiamento é bem versátil e peculiar, que gera bons resultados. A população luverdense poderá contar, em breve, com a Cavalaria permanente em Lucas do Rio Verde”. 

O secretário de Segurança Pública de Lucas do Rio Verde, Coronel Cunha destacou o incremento de novos policiais no município. 
“Serão mais 20 policiais militares para reforçar o nosso quadro. Na Cavalaria tem um patrulhamento também. E isso irá somar de forma efetiva para que nós possamos ter cada vez mais um policiamento de excelência e elevar a sensação de segurança a toda a população luverdense”, completou o secretário. 

Para o Tenente Coronel Secchi, comandante do do 13º Batalhão da PMMT em Lucas do Rio Verde, a instalação da base da Cavalaria trará bons resultados no combate à criminalidade no município. “A Cavalaria, que hoje só existe em Cuiabá e Nova Mutum, trará novos efetivos para auxiliar na segurança pública. Hoje a Cavalaria já nos apoia em operações, mas a implantação da base e dos efetivos, de forma permanente, com certeza fará a diferença no combate à criminalidade, principalmente na sensação de segurança da população”, ressaltou. 

Estrutura da base da Cavalaria

A estrutura conta com o apoio de empresários e fica localizada no bairro Cidade Nova, em Lucas do Rio Verde. O investimento será de um pouco mais de R$ 1.4 milhão, com um prazo de execução de 180 dias.    

Serão construídos aproximadamente 525 m², com administrativo, refeitório, cozinha, lavanderia, banheiros e alojamento. No local já está em execução a construção que abrigará os 16 animais da Cavalaria. 

Além do policiamento ostensivo montado, a Cavalaria da PM é inclusiva, a unidade da PM conduz importantes projetos e ações sociais voltados para a comunidade. Dentre eles a Escolinha de Equitação da Cavalaria e tratamento equoterapico; método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. 

ASSESSORIA

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias