Robson Luiz de Almeida França, ex-assessor do agora ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, é proprietário da Foco Corretora de Grãos, intermediadora de empresas que venceram três das quatro propostas no leilão de arroz importado realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O mesmo Robson é sócio de Marcelo Geller, filho do ex-secretário, em outra empresa, diz reportagem da revista Veja.
Em meio à polêmica envolvendo o leilão de importação de grão, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta terça-feira que Geller pediu demissão e o certame foi cancelado. O ex-secretário, no entanto, negou.
A avaliação interna do Mapa é que houve conflito de interesses, em meio à participação de um ex-assessor de Geller no certame. A indicação do diretor da Conab, Thiago dos Santos, responsável pela realização do leilão, teria partido de Neri Geller.
Ainda sobre Robson Luiz de Almeida França, a Veja diz que ele atua como advogado de Neri Geller em processos na Justiça Eleitoral de Mato Grosso.
Segundo a publicação, Geller negou ter qualquer relação com o advogado. “Ele trabalhou comigo até 2020. Falei com ele recentemente, e ele até brincou dizendo que eu não pago mais o salário dele”, disse Neri à Veja.
No entanto, a revista aponta que Robson atua em um processo de prestação de contas do diretório do PP de Mato Grosso, referente ao período em que Geller era presidente. No processo em questão, a última movimentação de França ocorreu no dia 14 de maio deste ano, quando ele apresentou suas alegações finais.
OLHAR DIRETO – RODRIGO COSTA