Congresso AvAg: faltam seis dias para o maior de todos

Quem não se inscreveu ainda pode garantir sua participação. Faltam poucos dias para aquele que deve se tornar o maior evento em mais de 50 anos de encontros aeroagrícolas já realizados no País. O Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) 2024 começa na próxima terça-feira (20) e vai até quinta (22), no Aeroporto Executivo de Santo Antônio do Leverger – cerca de 30 quilômetros ao sul de Cuiabá. O evento tem entrada gratuita, mas é necessário se inscrever via site do Congresso (congressoavag.org.br). Para isso é preciso ter um código-convite que pode ser solicitado junto ao Sindag (pelo email [email protected] ou no fone/whats 51 3337-5013) ou ainda junto a qualquer um dos expositores do evento.

Confira AQUI a agenda completa


Quem tiver qualquer dificuldade com a operação (ou mesmo com o código-convite) não precisa desistir do evento. Haverá atendimento na entrada do Congresso (junto ao local de retirada de credenciais) para inscrições de última hora. Justamente para que ninguém perca a festa máxima do setor.


A programação chega este ano com cerca de 200 marcas participando da mostra de tecnologias equipamentos e serviços, além dos debates, painéis e minicursos se revezando em três auditórios. Tudo ocupando a área de hangares e o pátio do aeroporto. Contando também com as demonstrações aéreas (de aeronaves e drones) que já são tradicionais no Congresso AvAg.


Para completar, os participantes também poderão ir em avião próprio ao evento. Já que o Aeroporto Executivo conta inclusive com balizamento noturno em sua pista. Para completar, os operadores que quiserem levar seus aviões agrícolas ao Congresso, poderão expô-los junto em evento, com um banner de sua empresa.


PRÉ-EVENTO


Nos três dias do Congresso AvAg 2024, a programação principal será sempre das 14 às 21 horas, pelo fuso local (-1 hora em relação a Brasília). Isso para a mostra de tecnologias e equipamentos, além das demonstrações aéreas, palestras, debates. Porém, haverá movimentação no aeroporto de Leverger já na próxima segunda-feira (19), além das manhãs dos demais dias.


Na segunda, com a agenda dos cursos de Atualização de Pilotos Agrícolas e de Manutenção de Drones. Isso além do encontro do Fundo de Defesa do setor e da reunião de operadores comemorando os 77 anos da Aviação Agrícola Brasileira.


Os cursos para pilotos e sobre drones seguem na manhã de terça, quando ocorrerá também encontro de estudantes de cursos de Agronomia e de Técnico Agrícola, com a palestra Conhecendo a Aviação Agrícola. Seguido, a partir das 10 horas, de uma Clínica de Aeronaves e avaliação de faixa de aplicação. Já às 11 horas será a vez da Coletiva de Imprensa apresentando o evento e o setor aeroagrícola aos jornalistas.


Já na quarta (21), a movimentação pré-evento no espaço das mostras e debates terá, às 10 horas, o minicurso Boas práticas de mistura de agrotóxicos, a Roda de Conversa Asas da Esperança e CSA e, às 11 horas, o Painel Combate a Incêndios. Com a manhã de quinta ficando para o minicurso Questões de regulamentação da atividade.


Congresso Científico

Falando em inovação, vale lembrar que o Congresso AvAg abrange também o Congresso Científico da Aviação Agrícola. Neste caso, uma mostra de pesquisas de universidades e especialistas independentes, com premiação para os melhores trabalhos – que são avaliados por um Conselho Científico. Este ano, são 24 trabalhos participando (o dobro do ano passado, que já havia sido recordista).

A lista tem pesquisas de representantes da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); das Universidades Federais do Espírito Santo (Ufes), de Uberlândia (UFU) e de Jataí/GO e da Universidade Federal da Grande Dourados/MS. Além de trabalhos de independentes ou vinculados a startups ou empresas de tecnologias.

O tema central este ano é Tecnologia e Sustentabilidade da Aviação Agrícola. Onde os participantes puderam escolher entre cinco eixos: Inovação na Aviação Agrícola; Boas práticas na Aviação Agrícola; Tecnologia de Aplicação Aeroagrícola; Tecnologia de Aplicação com Drones, ou Aviação Agrícola, sustentabilidade econômica e ambiental.

Eles serão apresentados por seus autores no primeiro dia do Congresso AvAg, de forma online ou presencial. A premiação do Congresso Científico é de R$ 3 mil para o primeiro lugar, R$ 2 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro colocado. A além do troféu Destaque Sustentabilidade. O resultado será conhecido em 22 de agosto, no encerramento do Congresso AvAg 2024. A avaliação está a cargo do Conselho Científico do Congresso (confira AQUI sua composição).

Pauta internacional

No debate internacional, o Congresso AvAg 2024 abrange também o Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola. Neste caso, em parceria com a Associação Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas do Uruguai (Anepa) e com a Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca), segundo o revezamento anual entre os três países.

Além disso, o evento conta com a participação das duas fabricantes norte-americanas de aviões agrícolas. Uma delas a texana Air Tractor, maior do mundo no segmento.  E a outra é Thrush Aircraft, ambas fabricantes de aeronaves turboélices (de maior capacidade de carga e desempenho. Ambas enviaram ao Brasil no ano passado nada menos do que 85 aeronaves novas para o trato de lavouras. E, claro, o Congresso AvAg terá a participação também da fabricante brasileira de aviões Embraer – que ainda detém 55% do mercado nacional e é responsável por cerca de um terço dos aviões agrícolas no Brasil serem movidos a biocombustível. Isso com o modelo Ipanema, que está em sua sétima geração e desde 2004 sai de fábrica movido a etanol.

HISTÓRIA

O Brasil conta atualmente a segunda maior e uma das melhores aviações agrícolas do planeta, com cerca de 2,7 mil aeronaves. Também tem no Congresso AvAg um dos mais importantes eventos do setor no mundo – em um circuito que tem a NAAA Ag Aviation Expo, nos Estados Unidos, e a CAAA AGM, Conferecece & Trade Show, no Canadá. Além dos eventos promovidos pela FearcaAnepa e por entidades do México e de outros países.

O primeiro encontro aeroagrícola ocorrido no Brasil foi em 1971, em São Paulo. Quando o Ministério da Agricultura promoveu a 1ª Reunião Anual dos Aplicadores Aéreos Brasileiros. Isso dentro da 3ª Feira da Técnica Agrícola, em julho daquele ano, no Parque Anhembi, em São Paulo.

Após isso, a Embraer organizou duas edições do Simpósio Nacional de Operadores Aeroagrícolas, em 1976 e 1980. Com associações regionais do setor promovendo encontros locais nos anos seguintes. Até que, em 1985, a antiga Federação Nacional de Aviação Agrícola (que abrangia as entidades regionais), promoveu o 1º Encontro Nacional de Aviação Agrícola.

Posteriormente, vieram outros encontros nacionais e regionais, além dos Congressos Mercosul a partir de 1992 – quando foi criado o Comitê Mercosul e Aviação Agrícola, com Sindag, Fearca e Anepa (que se tornou também Latino-Americano a partir de 2014, no Congresso de Foz do Iguaçú).

A lista pode ser conferida na página 38 do Perfil da Aviação Agrícola Brasileira de 2018, editado pelo consultor Eduardo Cordeiro de Araújo. Que, além de um dos pioneiros do setor, integra o Conselho do Congresso científico da Aviação Agrícola.

Em 2016 Sindag assumiu toda a organização dos congressos anuais promovidos pela entidade (que antes contavam com o trabalho de empresas de eventos). E em 2018 (a partir da edição em Maringá/PR) o antigo Congresso Sindag passou a se chamar Congresso da Aviação Agrícola do Brasil. Isso devido ao aumento de abrangência de sua pauta, que passou a focar também em pilotos e outros profissionais, além de abranger drones desde 2016, na edição de Botucatu/SP. Aliás, o Sindag foi a primeira entidade aeroagrícola do planeta a incluir a tecnologia remota em seu quadro de associadas. No caso, com a SkyDrones, de Porto Alegre – que, aliás, está entre as empresas expositoras deste ano.

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