Sete deputados federais de Mato Grosso aprovaram um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sob a acusação de abuso de poder. Entre os parlamentares que apoiam a medida estão Abilio Brunini (PL), Coronel Assis (União), Coronel Fernanda (PL), Gisela Simona (União), José Medeiros (PL), Juliana Kolankiewicz (MDB) e Nelson Barbudo (PL).
No cenário nacional, 156 deputados federais manifestaram-se a favor do afastamento de Moraes, enquanto 178 se posicionaram contrários, e 180 permaneceram indecisos, segundos dados divulgados na tarde de segunda-feira (09) pelo portal Votos Deputados, que acompanham as assinaturas de apoio
No Senado, o cenário é diferente, com menor adesão ao impeachment. Dos senadores de Mato Grosso, Jayme Campos (União) e Margareth Buzetti (PSD) ainda não declararam seus posicionamentos, enquanto a senadora Rosana Martinelli (PL) já manifestou apoio à destituição do.
O afastamento de um ministro do STF, no entanto, só pode ser formalmente iniciado pelo Senado. O movimento pelo impeachment de Moraes ganhou força após a decisão judicial de suspender temporariamente o X (antigo Twitter) no Brasil, uma medida que gerou protestos entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), culminando em pedidos de destituição do ministro durante as manifestos.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
NORTÃO MT