Uma grande quantidade de peixes foi encontrada morta no lago do Parque Ecológico de Sorriso, após uma chuva intensa que atingiu a cidade na última quinta-feira (26). A opinião, segundo o secretário adjunto de Meio Ambiente, Juliano Mezalira, é comum após longos períodos de seca, mas, neste ano, a situação se agravou devido ao acúmulo de resíduos trazidos pela água da chuva.
Mesmo com a instalação de equipamentos para melhorar a circulação da água e aumentar os níveis de oxigênio no lago, uma medida não foi suficiente para evitar a morte dos peixes. “Apesar do sistema de circulação, a quantidade de resíduos orgânicos emitidos pela chuva foi muito alta, o que acabou provocando o problema”, explicou Mezalira.
A expectativa agora é que novas chuvas possam contribuir para a renovação da água no lago, evitando mais mortes. “A primeira chuva sempre traz uma grande carga de resíduos orgânicos, mas se tivermos precipitações regulares, isso será resolvido com a renovação da água. Estamos também utilizando um poço artesiano para bombear água limpa para o lago e esperamos que uma situação se estabilize com as próximas chuvas”, afirmou o secretário.
Equipes da prefeitura já conseguiram remover os peixes mortos, e o trabalho deve continuar ao longo do dia. A coleta está sendo realizada por uma empresa terceirizada, a mesma responsável pelo recolhimento do lixo orgânico na cidade, que possui uma área adequada para o descarte desse material.
As autoridades orientam a população a evitar o contato com a água do lago até que a situação seja completamente normalizada.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
NORTÃO MT