Duplicação da BR-163 entre Sinop e Guarantã do Norte avança com investimentos triplicados do Governo Federal

O projeto de duplicação da BR-163, um dos principais eixos logísticos do país, está em destaque nas discussões do Governo Federal para fortalecer a infraestrutura no Mato Grosso. Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (09) no Ministério dos Transportes, o ministro Renan Filho e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacaram os avanços no plano de duplicação de 245,8 km da rodovia, que conecta Sinop a Guarantã do Norte.

O ministro Renan Filho enfatizou que os investimentos federais na infraestrutura logística do estado foram triplicados em relação à gestão anterior. “Multiplicamos por três os investimentos no Mato Grosso e agora discutimos a duplicação da BR-163 até a divisa com o Pará, um passo essencial para garantir o escoamento eficiente da produção agrícola”, afirmou.

A duplicação da BR-163, considerada vital para o escoamento de grãos e outros produtos do agronegócio, visa melhorar a conexão entre o Centro-Oeste e os portos de exportação do Norte do país, como Miritituba, no Pará. Além disso, a otimização do contrato com a concessionária Via Brasil prevê 49 km de faixas adicionais e marginais, trazendo mais fluidez ao tráfego e maior segurança para motoristas.

A obra promete ter um impacto significativo na geração de empregos. Estimativas do Ministério dos Transportes apontam para a criação de 129.677 postos de trabalho, entre empregos diretos, indiretos e gerados por efeito de renda.

Além da duplicação da BR-163, a reunião também abordou outras obras importantes no estado, como a conclusão da BRs 158 e 242 e o Contorno de Cuiabá. O ministro Carlos Fávaro reforçou a necessidade de união entre o Governo Federal, o Governo do Estado e parlamentares para superar entraves e acelerar o progresso dessas obras.

“Temos o orçamento, os projetos e as parcerias necessárias para avançar com rapidez. Nosso objetivo é garantir que essas obras beneficiem não apenas o Mato Grosso, mas também a economia do país como um todo”, concluiu Fávaro.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

NORTÃO MT COM ASSESSORIA

Apoie o Nortão, compartilhe essa matéria!