23 C
Mato Grosso
sábado, 23, novembro, 2024

Comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso anuncia saída do cargo e critica legislação brasileira

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Mendes, anunciou que deixará o cargo nos próximos dias. O comunicado foi feito por meio de uma mensagem enviada à tropa na noite desta sexta-feira (22), na qual Mendes atribui sua decisão ao aumento do crime organizado no estado e critica a fragilidade da legislação brasileira, que, segundo ele, dificulta o combate efetivo à criminalidade.

“Encerro um ciclo da minha vida com a serenidade e a cabeça erguida de quem doou tudo de si, muitas vezes secundarizando o convívio familiar em proveito da missão e da sociedade mato-grossense. Missão esta que estou em vias de concluir com a consciência e a honra inatacáveis”, afirmou o comandante na nota.

Aumento do crime organizado e crítica ao sistema

No comunicado, Mendes destacou que o crescimento do crime organizado é um problema sistêmico, que não pode ser atribuído exclusivamente a uma instituição ou outra. Ele sugeriu que sua saída está relacionada à dificuldade em avançar na luta contra as facções criminosas no estado.

“Ponderar o crescimento desse câncer social, chamado crime organizado, a partir da exclusiva responsabilidade desta ou daquela instituição ignora o problema de caráter sistêmico que temos enfrentado. Respostas pontuais, como nossa saída, caso efetivamente contribua para a guerra contra as facções, têm certamente a mim como primeiro apoiador”, escreveu.

O coronel também criticou duramente a legislação brasileira, que, segundo ele, promove a impunidade e limita o alcance das ações policiais. “Demos a testa a essa luta com os meios e a profundidade que a legislação permite. E aqui reside todos os porquês pelos quais defendemos todas as nossas ações nesses quase três anos: prendemos e prendemos muito, mas temos uma legislação obscena em matéria de impunidade, sejamos francos”, destacou Mendes.

Trajetória e agradecimentos

Alexandre Mendes assumiu o comando da Polícia Militar de Mato Grosso em 1º de abril de 2022, substituindo o então comandante José Jonildo de Assis, hoje deputado federal pelo União Brasil. Desde então, Mendes esteve à frente de diversas operações e projetos voltados ao combate à criminalidade no estado.

Em sua mensagem, Mendes fez questão de agradecer aos policiais militares, a quem chamou de “heróis anônimos”. Ele também destacou a importância de sua equipe direta no enfrentamento diário ao crime. “Mais importante que a própria guerra é quem está com você na trincheira ao lado. Quem viveu comigo dias de trabalho incansável contra o crime organizado acima de tudo”, pontuou.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

Substituição ainda indefinida

Até o momento, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e o Governo de Mato Grosso não divulgaram quem será o sucessor de Alexandre Mendes no comando da Polícia Militar.

O anúncio da saída do comandante ocorre em um momento de intensificação das discussões sobre a segurança pública no estado, especialmente em relação ao fortalecimento das facções criminosas e aos desafios enfrentados pelas forças de segurança no combate ao crime organizado.

Nortão MT

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias