24.7 C
Mato Grosso
domingo, 20, abril, 2025

Seciteci abre 640 vagas para cursos profissionalizantes em 12 municípios

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) inicia, às 18h de segunda-feira (16.12), período de inscrições para 640 vagas em cursos técnicos profissionalizantes gratuitos e noturnos. Os interessados podem se inscrever para diversas áreas do conhecimento em 12 municípios de Mato Grosso.

As inscrições poderão ser feitas até às 17h59 (horário oficial de Mato Grosso) de 17/01/2025. Para se inscrever, é necessário estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. Os cursos terão duração de 12 meses a 24 meses.

As vagas são para cursos técnicos na modalidade concomitante (quando o estudante cursa o ensino médio em qualquer escola, mas em período diferente do noturno) e subsequentes (para jovens e adultos que já concluíram a Educação Básica).

Estão disponíveis cursos técnicos de Administração, Agricultura, Agronegócio, Agropecuária, Enfermagem, Meio Ambiente e Saúde Bucal. O início das aulas está previsto para março de 2025.

As vagas serão para os municípios de Alto Araguaia, Barra do Garças, Campos de Júlio, Colniza, Confresa, Juruena, Nortelândia, Nova Mutum, Querência, Santa Terezinha, Sapezal e Santo Antônio do Leverger.

Cada turma será formada por 40 alunos. Para se inscrever e ter acesso ao edital, os interessados devem acessar aqui.

A classificação final dos candidato será determinada por ordem de sorteio público a  ser realizado ao vivo no dia 11 de fevereiro, às 14h, no canal oficial da Seciteci no YouTube (Acesse Aqui).

Atualmente, a Seciteci já está presente com cursos técnicos em 15 cidades que têm Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) e contempla cerca de 3 mil alunos em todas as modalidades de ensino. Com as novas turmas, chegará a 29 municípios, sendo 12 deles fora de sede e as novas turmas de Sorriso e Várzea Grande.

“A Seciteci retoma o protagonismo na oferta de cursos técnicos para jovens e adultos que procuram uma profissão. É um curso para jovens e trabalhadores que querem mais um diploma. E estamos cumprindo a nossa missão dada pelo governador Mauro Mendes e o vice Otaviano Pivetta no sentido de qualificar nossa população para que tenha mais oportunidade de emprego e renda”, afirma o secretário da Seciteci, Allan Kardec.

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Brescancim, avalia que a oferta dos cursos é uma política de grande importância para garantir acesso ou aperfeiçoamento de uma profissão.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

“Grande parte do mundo alcança em média 40% da sua população jovem com cursos técnicos. O Brasil chega a 8%. Com o esforço do governo de Mato Grosso, já temos mais de 10% de oferta e até 2026 queremos ter 30%, inclusive porque, além de melhorar a renda dos profissionais, o adulto que fez um curso técnico tem desempenho melhor no ensino superior”, completa Dimorvan.

Assessoria

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -

últimas notícias