O tradicional churrasco de fim de ano dos mato-grossenses está ameaçado pelos altos preços da carne bovina. O custo da arroba do boi gordo no estado registrou uma média de R$ 229,26 em 2024, marcando um aumento de 3,48% em relação ao ano anterior, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).
A alta reflete diretamente no preço de cortes populares como picanha, alcatra e costela, indispensáveis nas celebrações de Natal e Ano Novo. “Os consumidores estão preocupados com o impacto no orçamento, especialmente em um momento de alta demanda”, afirma a economista Bárbara Simioni, do IMEA.
Demanda externa e custos de produção impulsionam alta
O aumento é atribuído a recordes de exportação de carne bovina e à redução na oferta de animais para abate. Segundo o IMEA, Mato Grosso exportou 700,52 mil toneladas de carne bovina até novembro, um salto de 29,35% em comparação a 2023. A demanda vem principalmente do Oriente Médio e dos Estados Unidos, que enfrentam menor produção interna.
Além disso, o custo elevado de produção e a retenção de matrizes para reprodução têm pressionado os preços em toda a cadeia produtiva, resultando em repasses aos consumidores.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
NORTÃO MT