
O presidente da Câmara de Sorriso, Rodrigo Materazzi (Republicanos), anunciou que não autorizará o repasse de R$ 1,5 milhão para a Exporriso, tradicional feira comercial com shows e rodeios, que acontecerá entre os dias 9 e 12 de maio. O evento é organizado por uma empresa privada e, segundo a Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada no ano passado, receberia um total de R$ 3 milhões, sendo metade proveniente do legislativo e a outra metade da prefeitura.
A justificativa de Materazzi para negar o repasse é a priorização de investimentos em outras áreas, como saúde e educação. “Não tenho nada contra a festa, quero que a festa aconteça da melhor maneira, que também nós vamos comemorar o aniversário do município lá dentro, mas esta casa tem outras prioridades, essa casa visa outros investimentos”, declarou o presidente da Câmara em entrevista coletiva.
Além das áreas essenciais, Materazzi defendeu que, no campo cultural, a Câmara tem buscado apoiar projetos alternativos, como a “Semana da Família”, a “Casa Pró-Vida” e festivais de música para incentivar novos talentos artísticos.
Apesar da negativa do legislativo, a prefeitura ainda pode repassar sua parte do orçamento para a Exporriso sem necessidade de aprovação da Câmara, uma vez que a LOA já prevê essa destinação sob a rubrica de “recursos para eventos”.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
No ano passado, a Exporriso contou com shows nacionais de artistas como Zé Neto e Cristiano, Bruno e Marrone e Ana Castela, com entrada gratuita para a população, garantida pelos repasses públicos. Com a decisão da Câmara, o evento deste ano pode enfrentar desafios financeiros e possíveis mudanças no formato de acesso ao público.
Nortão MT