
Faltando apenas uma semana para a Páscoa, uma pesquisa realizada pela Central de Atendimento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sorriso revelou as expectativas de consumidores e comerciantes para a data, apontando tendências no consumo de chocolates, nas formas de comemoração e nas estratégias adotadas pelo varejo.
Poucas promoções no comércio
Apesar da importância comercial da Páscoa, apenas 33% dos comerciantes afirmaram que estão promovendo promoções para atrair consumidores neste ano. A maioria (67%) não planeja ações promocionais específicas para a data.
Expectativa positiva para as vendas
Mesmo com poucas promoções planejadas, o otimismo em relação às vendas é grande. Dos participantes, 71% esperam um desempenho melhor do que o registrado em 2024. Além disso, 100% dos participantes acreditam que a Páscoa impacta positivamente as vendas, especialmente nos segmentos de alimentos e chocolates.
Tradições familiares mantidas
A celebração da data continua forte entre os consumidores. A pesquisa mostrou que 47% das pessoas vão preparar um almoço especial, 28% planejam uma reunião em família e 25% pretendem presentear com chocolates.
Preços altos dos chocolates
Já sobre os preços dos chocolates, a maioria dos participantes (93%) consideram altos. Ainda assim, muitos não abrirão mão do presente tradicional da Páscoa. Enquanto 41% devem comprar ovos de chocolate, outros 45% optam por caixas de bombons e 14% por barras de chocolate.
Economia e busca por menores preços
Quando se trata de gasto com chocolates, 41% pretendem desembolsar até R$ 100, enquanto 30% planejam gastar até R$ 50. Apenas 7% devem ultrapassar os R$ 200 em compras. A prioridade na hora da compra também está clara: 87% vão escolher estabelecimentos com os melhores preços, enquanto apenas 13% priorizam variedade.
Para o presidente da CDL Sorriso, Paulo Silvestro, a pesquisa mostra que, mesmo com os preços elevados, os consumidores deverão manter as tradições e procurar formas de celebrar sem comprometer o orçamento.
Já para o comércio, a expectativa é positiva para as vendas. Segundo ele, mesmo com um cenário econômico desafiador, que exige cautela e planejamento, o lojista pode e deve criar oportunidades para fortalecer as vendas.
“Esses dados mostram que, mesmo com preços altos, os presentes, ainda que simbólicos, não podem faltar nesta data. Por isso, cabe aos lojistas envolverem os consumidores na temática, oferecendo-lhes os tradicionais produtos da época com inovação, criatividade e promoções”, destaca.
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