25.5 C
Mato Grosso
terça-feira, 29, abril, 2025

Operação apreende Lamborghini, McLaren e artigos de luxo em ação contra comércio ilegal em MT

Cuiabá (MT) – Uma operação conjunta entre a Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Civil apreendeu veículos de luxo, dinheiro em espécie, bolsas e relógios de grife em Mato Grosso, nesta terça-feira (29). A ação, batizada de Falsus Deviatis, mira uma rede de lojas de eletrônicos suspeita de vender produtos falsificados e importados ilegalmente em shoppings de Cuiabá e Várzea Grande.

Entre os itens apreendidos estão uma Lamborghini e uma McLaren, avaliadas em mais de R$ 2,5 milhões. Os carros pertencem ao proprietário de uma das lojas investigadas, da rede FCell.

Ao todo, 21 mandados de busca e apreensão, além de sequestro de bens móveis e imóveis, foram expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal de Mato Grosso. As ordens judiciais estão sendo cumpridas por 65 policiais federais, 72 policiais civis e 56 auditores da Receita Federal.

As investigações começaram após a Receita Federal identificar mercadorias estrangeiras sem comprovação de origem e com indícios de falsificação durante fiscalizações em estabelecimentos comerciais. O inquérito revelou que o esquema envolve três redes de lojas de eletrônicos com atuação em Cuiabá e Várzea Grande. Segundo a Polícia Federal, parte dos bens e empresas estariam em nome de “laranjas”, utilizados para ocultar os verdadeiros proprietários.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

A Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), também participa da operação, investigando possíveis crimes contra a propriedade intelectual e relações de consumo.

Os investigados podem responder por contrabando, lavagem de dinheiro, associação criminosa, concorrência desleal e comercialização de produtos impróprios para o consumo.

NORTÃO MT

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -

últimas notícias