Após invasão dos sistemas internos da PF e da PRF, dados de policiais com dívida ativa com a União foram apagados durante a investida criminosa
Um ataque cibernético derrubou os sistemas internos da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apagando dados de policiais com dívida ativa com a União, segundo o portal R7. Acredita-se também que informações de condutores cadastrados em bancos de dados das corporações tenham sido excluídas.
O ataque cibernético ocorreu no dia 10 deste mês, em meio aos ataques contra outros órgãos do governo, como o Ministério da Saúde, que teve seus dados de vacinação apagados. No caso da polícia, os sistemas permanecem fora do ar e os dados ainda não foram recuperados.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2
“Saiu na mídia que os dados não foram afetados. Mas percebemos que muita coisa foi excluída. Existe a expectativa de que tudo volte hoje à tarde, mas ainda não se sabe se o que foi perdido será recuperado”, disse uma fonte ao R7.
A suspeita é que tenha ocorrido um ataque do tipo ransomware, em que os criminosos sequestram informações do sistema que estavam em duas redes de servidores.
Fonte: Brasil 247