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Um vídeo que passou a circulas nas redes sociais nesta semana mostra um paciente deitado no chão, chorando de dor, enquanto espera por atendimento na Unidade Básica de Saúde no Bairro Canjica/Terra Nova, em Cuiabá.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que os profissionais de saúde do local estavam em horário de almoço, que é das 11h às 13h, no momento em que o paciente procurou atendimento. Segundo a secretaria, naquele momento, estavam trabalhando apenas o vigilante, o agente administrativo e o auxiliar de serviços, que não são capacitados para atendimento de saúde.
“Os mesmos informaram ao paciente e acompanhante que não havia nenhum profissional especializado para prestar o socorro e orientaram aguardar o retorno dos servidores do horário de almoço ou buscar uma Unidade de Pronto Atendimento, que funciona 24 horas”, explica.
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De acordo com a secretaria, o paciente optou por esperar e, após alguns minutos, teve uma crise de choro e deitou-se no piso em frente à porta de entrada da unidade.
No momento, havia pouco mais de 10 pessoas aguardando a reabertura da unidade. Desses, dois pacientes pressionaram os funcionários para abrir a unidade e atender o rapaz que estava ao chão.
O SMS informou que um dos funcionários, que não é qualificado na saúde, se prontificou e chamou a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para socorrer o paciente.
A equipe do Samu chegou no posto de saúde por das 13h, momento da reabertura da unidade e chegada de uma enfermeira e médicos das equipes do Canjica/Terra Nova.
Ainda segundo a secretaria, por sentir fortes dores, o paciente foi levado pelo Samu para outra unidade de saúde da capital.
“A SMS destaca que as unidades básicas de saúde são voltadas para atendimentos de rotina e casos leves de doenças e orienta que, em casos mais graves e urgentes, os usuários busquem as UPAs e Policlínicas”, orienta.
Fonte: G1MT