Com o início do período de estiagem, os riscos iminentes de incêndios, tanto florestais quanto em perímetro urbano passam a ser uma preocupação. Pensando na prevenção e no combate a este tipo de desastre, Sinop passa a contar com um reforço importante entre as ferramentas de trabalho: uma aeronave Air-Tractor AT 504, da Defesa Civil, que foi apresentada, nesta manhã (05), junto com o anúncio de uma ação conjunta entre Prefeitura de Sinop e Governo do Estado por meio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros visando, justamente, a prevenção. “Esse trabalho em conjunto vai trazer grandes benefícios tanto para Sinop quanto para a nossa região. Nesse momento de desastre é a união que faz a diferença”, destacou o prefeito Roberto Dorner, na solenidade, realizada em um aeroclube da cidade.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
De acordo com o secretário Adjunto de Proteção e Defesa Civil, Coronel BM Cesar Viana de Brum, a aeronave que auxiliará nos trabalhos está sendo utilizada neste tipo de serviço há três anos e proporciona maior eficiência no combate aos incêndios, principalmente em áreas de difícil acesso por terra. “É um trabalho conjunto, indispensável, para evitar um desastre. É uma sinergia que a gente pensa que vai trazer resultado efetivo e minimizar o risco de desastre para a população de Sinop, para a população de Mato Grosso […]. É uma ferramenta empregada em larga escala, não só no Brasil como em outros países, que é essencial nesse conjunto do Bombeiro em solo com o combate aéreo. Então, há locais de difíceis acessos para ir a pé e o meio aeronave ajuda bastante em facilitar essa aproximação do fogo”, detalhou.
Nesta parceria, a Prefeitura de Sinop atuará com a disponibilização de brigadistas, jornada delegada e caminhão pipa. “O combate ao incêndio tem que ser imediato porque as consequências, na grande maioria, são severas. A Prefeitura, então, por meio das ações que o prefeito Roberto Dorner tem determinado, faz a sua parte com a cessão do caminhão pipa quando necessário, principalmente no combate aos incêndios urbanos, onde temos uma incidência maior de risco a população e ao patrimônio, assim como também brigadistas e demais estrutura. Nós estaremos com 5 postos de brigadistas atuando junto ao Corpo de Bombeiros, com o comando especializado do Corpo de Bombeiros para a eficiência na aplicação desses recursos”, detalhou a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann.
À frente do Comando Regional III e do 4º Batalhão Bombeiro Militar, o tenente coronel BM Jean Oliveira detalhou a estrutura que será aplicada nas ações de combate a incêndios. “A corporação vem se preparando ao longo do ano para que, justamente nesse período mais crítico, que chamamos de fase de resposta, tanto os militares quanto a parte logística, estejam preparados para atender os chamados. A aeronave é essencial principalmente para nossa região. A Defesa Civil, também preocupada com os incêndios rurais por conta da colheita, antecipou a vinda da aeronave justamente para reforçar o nosso trabalho e ajudar a combater caso haja necessidade ou alguma emergência que necessite o uso da aeronave e também do emprego dos militares e das nossas viaturas”, disse.
PERÍODO PROIBITIVO DE QUEIMADAS
O período proibitivo para o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso começou dia 1º deste mês e seguirá até 31 de outubro, conforme decreto nº 259/2023 publicado em Diário Oficial no mês de maio. Conforme o documento, foram levadas em consideração as condições climáticas do período, com previsão de estiagem, altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e intensos ventos, que favorecem ocorrências de incêndios florestais.
ASSESSORIA