De acordo com o último boletim de monitoramento das condições das lavouras realizado pela Conab, as condições hídricas serão favoráveis para praticamente todas as lavouras do país ao longo desta próxima semana.
Inclusive, com as chuvas associadas à frente fria e seu corredor de umidade, há uma melhora na projeção das condições das lavouras de trigo e milho nas regiões centrais do país.
A previsão para a semana, indica a forte atuação de um corredor de umidade, associado à um ciclone (frente fria), que manterá as condições para chuvas volumosas na costa da região sul e sudeste, além de chuvas expressivas sobre as áreas produtoras de algodão no centro-oeste.
Também, há o avanço de uma massa de ar polar que vai derrubar as temperaturas até o sul da região norte, trazendo o fenômeno de friagem. Além da possibilidade de geadas em áreas produtoras de trigo na região sul.
Região Sul
O processo de formação de uma frente fria no início da semana manterá o tempo muito instável, com previsão de temporais acompanhados de ventos fortes que podem superar os 100 km/h no litoral da região. Os acumulados previstos podem ultrapassar os 100 mm no norte do PR, alguns pontos no leste de SC e nordeste do RS com 160 mm, principalmente entre quarta (10) e quinta-feira (11). Há condições para formação de geadas, principalmente em áreas do norte do RS até o sul do PR.
Região Sudeste
Uma massa de ar seco prevalecerá em grande parte da região. Porém, devido a frente fria, são previstos acumulados de chuva que poderão ultrapassar 60 mm em áreas de MG, SP e RJ. Essa previsão amenizará o déficit hídrico no solo em áreas de SP, onde o trigo se encontra em estágios reprodutivos. Nas demais áreas da região, o tempo seco continuará beneficiando a qualidade das fibras do algodão e a secagem natural do milho 2ª safra, além da maturação e da colheita da cana-de-açúcar e do café.
Região Centro-Oeste
No centro-oeste o predomínio de uma massa de ar seco durante a semana que irá impedir a formação de nuvens de chuva em algumas áreas entre o leste do MT e quase todo o GO. Porém, com a atuação de uma frente fria entre os dias 08 e 09/08, são previstos acumulados de chuva em áreas do MS, sul de GO e sudoeste do MT com valores que poderão ultrapassar os 60 mm. Além disso, há condições para ventos fortes e descargas elétricas, podendo causar danos pontuais a lavouras de algodão e milho 2ª em maturação e colheita. As lavouras de trigo em enchimento de grãos no MS serão beneficiadas com a recuperação da umidade no solo. O tempo seco continuará favorecendo a maturação e a colheita do algodão e do milho 2ª safra.
Norte-Nordeste
Para a Região Norte, são previstos acumulados de chuva que poderão superar os 50 mm no noroeste do AM e RR. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos serão inferiores a 30 mm. Já na Região Nordeste, não são previstos volumes de chuva significativos, porém o tempo segue instável na faixa leste da região e não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva de forma isolada, abrangendo a região do SEALBA. Apesar da redução do armazenamento hídrico no solo, a umidade será suficiente para os cultivos de feijão e milho 3ª safra na maior parte da região.
AGROLINK