
O prefeito Alei Fernandes apresentou, nesta sexta-feira (11 de abril), o balanço dos primeiros 100 dias de gestão, marcados pela realização de mais de 4,7 mil cirurgias e mais de 160 mil exames. “Queremos cuidar mais das famílias de Sorriso, principalmente as que mais precisam”, comentou o prefeito, acrescentando que o foco, em especial da Secretaria da Mulher e da Família, é resgatar mulheres em situação de vulnerabilidade para que sejam empreendedoras, independentes e possam, assim, cuidar de suas famílias”, contextualizou o gestor, listando avanços em todos os setores.
“Conseguimos aumentar nossa arrecadação em 10%, se comparamos ao mesmo período do ano passado, e reduzir nossas despesas em 14%, distribuímos vales para aquisição de kits escolares no comércio local, o que auxilia famílias e valoriza nossos empresários”, continuou.
O gestor pontuou ainda a redução de 82% dos homicídios dolosos, quando se comparam os dados com o mesmo período do ano passado, o que amplia a sensação de paz no Município. “Com a criação das suas secretarias [da Mulher e da Família, e de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação] devemos avançar ainda mais para um horizonte em que Sorriso se credenciará como uma smart city.
O período também foi marcado por edições do projeto Mais Sorriso, uma na Praça da Integração e outra no Bom Jesus, uma série de serviços ofertados pela Prefeitura.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE:
Número total de cirurgias: 4.715
Número total de exames gerais: 160.359 exames
Número total de atendimentos: 224.896
Quantidade total de atendimentos nas Farmácias Cidadãs: 77.780
Quantidade de procedimentos: 777.183
Recursos aplicados na distribuição de medicamentos: mais de R$ 1 milhão em medicamentos.
SECRETARIA DA MULHER E DA FAMíLIA:
Restruturação do armazém social;
Entrega de dois bancos vermelhos;
Campanha de exames preventivos para a saúde da mulher;
Formatação para o projeto cheque-reforma para a família;
Campanha de violência doméstica nas escolas;
Pré-projeto do restaurante popular;
Realocação do Centro de Referência da Mulher.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO:
Quantidade de alunos matriculados: 18.060;
Quantidade de refeições fornecidas: 713.200;
Quantidade de material escolar (cheque kit escolar): mais de 6 mil kits entregues
Quantidades de professores capacitados: mais de 1500;
Número de alunos especiais atendidos: 488.
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, TRÂNSITO E DEFESA CIVIL:
Realização de sinalização em todas as escolas públicas e privadas;
Revitalização de 11 pontos de sinalização de trânsito e 5 novas sinalizações;
Realização de palestras nas escolas de conscientização acerca do trânsito;
Redução da criminalidade no município, redução de 82% em homicídio doloso
345 câmeras de monitoramento em funcionamento.
SECRETARIA DE AGRICULTURA FAMILIAR
Serviços/CAR = 35 atendimentos;
Programa Horta Viva = 104 atendimentos;
Vita Mel = 93 atendimentos;
SIM e correlatos = 321 atendimentos;
Patrulha mecanizada (gradagem, roçadeira, transporte, retroescavadeira, silagem, plantio, calcareadeira) = 152 atendimento;
Regularização fundiária = 8 atendimentos;
Programa Mais Ave = 65 atendimentos (13.310 aves assistidas);
Abatedouro – 4.756 aves abatidas;
Feiras livres = 39 atendimentos;
Programa Frutifica – 90 atendimentos (10 análise de solo, 5 análises de tecido foliar e 15 laudos); Programa mais peixe – 71 atendimentos;
Total de 978 atendimentos diretos
SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE:
Plantio de 26 mil plantas arborização urbana, nativas e flores; Produção de 11 mil mudas de plantas;
131 licenças ambientais emitidas
82 pareceres técnicos;
124 animais castrados;
21 doações, sendo 11 cães e 10 gatos.
SECRETARIA DE FAZENDA:
Aumento na receita de 10,10% em relação no mesmo período do ano
passado;
Redução de 14% nas despesas no mesmo período do ano passado em função do plano de contingência;
Restruturação dos processos de pagamento internos e externos; Campanha de IPTU para 53.433 imóveis. Previsão de recebimento R$ 52.860.000,00;
Avanço do ITR
SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE E SANEAMENTO:
Revitalização, reparo e manutenção de 4 postos de saúde;
30 mil metros de microrrevestimento aplicado em diversas ruas e avenidas; Recuperação de 3 pontes de madeiras;
Manutenção de 150 km de estradas rurais;
Coleta de resíduos sólidos em todos os bairros.
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:
Mesa saudável: 380 famílias atendidas,
760 cestas entregues ao mês;
Horta Comunitária: mais de 100 famílias no programa;
Programa Aprendiz Sorriso Legal: 146 jovens atendidos;
10 – SECRETARIA DA CIDADE
Regularização fundiária urbana (Reurb): mais de 50 famílias beneficiadas com autorização para escrituração de imóvel;
Cadastramento de 7 áreas públicas para futuros projetos habitacionais;
Mais de 5 mil pré-cadastros habitacional da faixa 1, 2 e 3;
Atendimento digital no NIF, permite captação de denúncias 24 horas por dia
SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE
Campeonato de futebol Copa Verão: aproximadamente 25 equipes;
Festival esportivo da Praça da Juventude: mais de 800 atletas impactados, e, aproximadamente 1.500 pessoas;
Copa do Brasil de futsal.
SECRETARIA DE CULTURA
Aquisição de equipamentos para as oficinas culturais no valor de R$ 550 mil;
Organização da apresentação teatral da Paixão de Cristo, público estimado para 15.000 mil pessoas.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
Informatização do processo de compras e pagamentos;
31.500 atendimentos do Ganha Tempo central e zona leste;
79 processos no compras-central;
49 processos publicados;
33 processos homologados;
60% dos valores dos processos licitados foram adquiridos pelas empresas locais.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E HABITAÇÃO:
Modelagem organizacional das secretarias;
Planejamento integrado de todas as secretarias Planejamento smart city;
Informatização do sistema de planejamento para as secretarias; Planejamento Sorriso tech agro & gov.
Sorriso Conectado – software de atendimento de serviços da Prefeitura.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO e TURISMO:
Plano de Desenvolvimento Econômico de Sorriso;
Parceria com SEBRAE consultas, palestras e capacitações;
Execução do Turistando Coffee;
12.695 atendimentos no CAE.
ASSESSORIA