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sexta-feira, 25, outubro, 2024

Anatel limita quantidade de números de telefone por empresa de telemarketing

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adotou novas diretrizes para reduzir as ligações de telemarketing indesejadas.

A medida visa a limitar o uso de múltiplos números de telefone por uma mesma empresa, buscando minimizar as interrupções frequentes e os golpes.

Deisiane Géssica Pereira, coordenadora de cuidados clínicos da Santa Casa de Belo Horizonte, contou ao portal g1 que as chamadas prejudicam seu trabalho.

“Procuro atender porque fico preocupada achando que é alguém precisando”, disse Deisiane. “Alguém mesmo querendo entrar em contato comigo. A gente tenta falar: ‘Não, agora não posso falar, tô no trabalho’. E muitas vezes existe realmente a insistência mesmo.”

Bloquear os números não tem sido eficaz, segundo uma mulher que preferiu não se identificar: “Bloquear não adianta. Eles arrumam outro jeito e ligam de outro número”.

Com a nova resolução da Anatel, uma única empresa não poderá usar vários números para realizar chamadas, uma tentativa de evitar spam telefônico e reduzir fraudes. Thiago Freitas, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados de Minas Gerais, considera a proibição um pequeno avanço.

“Precisamos divulgar essa informação”, afirmou Freitas. “Segundo: o consumidor precisa fazer um cadastro. Terceiro: ele precisa anotar todas as vezes que ele estiver sendo incomodado de forma exaustiva. Quarto: fazer reclamação no próprio consumidor.gov. É a resistência do consumidor que vai fazer a gente mudar alguma coisa.”

Anatel pode multar empresas de telemarketing

Para lidar com ligações suspeitas, a Anatel sugere atender e ficar em silêncio para evitar o uso da voz em golpes de inteligência artificial. Se o assunto não for de interesse, recomenda-se desligar rapidamente, pois chamadas de até 6 segundos são monitoradas e podem gerar multas para as empresas.

O governo federal disponibiliza a plataforma “Não me Perturbe”, uma ferramenta para bloquear chamadas de marketing. A Anatel pode multar as empresas que não cumprirem as novas diretivas em até R$ 50 milhões. Os consumidores podem registrar reclamações no site da Anatel ou pelo telefone 1331.

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