O boliviano Rodolfo Enrrique Ribera Suarez, de 23 anos, que era o copiloto do avião que pousou carregado com 450 quilos de cocaína e apreendido em Sapezal, no último sábado (2), foi encontrado andando às margens da BR-364, nesta quinta-feira (7). Segundo militares da Força Tática, ele apresentava um grande esgotamento físico, com diversos ferimentos.
Conforme a Polícia Militar, ele é um dos quatro traficantes que estavam no avião que saiu da Bolívia e foi apreendido em Mato Grosso ao pousar em Sapezal. À ocasião, os traficantes entraram em confronto com os policiais militares, resultando na morte de Rian Custódio do Carmo, de 22 anos. Com ele foram apreendidos um revólver, um celular, um rádio comunicador e munições.
Já o boliviano e outros dois comparsas que estavam no avião fugiram para uma região de mata. Ao ser preso nesta quinta-feira o traficante bolivano contou que, desde a fuga, está sem se alimentar e que tomou apenas água. Ele negou ter atirado contra os militares durante o confronto.
Rodolfo foi preso e encaminhado à Polícia Federal de Cáceres, para prestar esclarecimentos. Outros comparsas seguem sendo procurados pelas forças de segurança. Segundo estimativas da Polícia Militar, o avião e o carregamento da droga estão avaliados avaliados em R$ 11 milhões.
O tenente coronel Murilo Franco da PM contou que as equipes receberam a informação de que um avião usado para o tráfico de drogas pousaria em Sapezal. Ao chegarem no local indicado, os militares flagraram os suspeitos descarregando a droga em dois veículos.
Houve um confronto durante a tentativa e um dos envolvidos morreu no local. O avião tinha 15 fardos com peso médio de 30 kg, totalizando cerca de 450 kg.
A polícia contou que o local em que a aeronave foi interceptada é de difícil acesso e não há sinal de telefonia e internet.
FOLHA MAX